Oportunidades | RR

Roraima registra aumento de postos de trabalho

Roraima registra aumento de postos de trabalho. Foto: Secom
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Em meio à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), o Estado de Roraima tem se comportado diferente em relação ao restante do País na geração e oferta de empregos. Enquanto em todo o Brasil há registros de um índice crescente de desempregos e demissões, Roraima registra aumento na oferta de postos de trabalho e contratações formais para o mercado de trabalho.

Os elementos que comprovam a afirmação estão disponíveis no DPTER (Departamento de Política de Trabalho Emprego e Renda), da Setrabes (Secretária de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social). O órgão é um braço do Governo do Estado responsável pelas políticas que mediam a captação de vagas, promove a capacitação e atua na recolocação de desempregados no mercado de trabalho.

Até o mês de julho de 2020, haviam sido atendidas perto de 15 mil pessoas. Desse total, foram encaminhadas para entrevista de trabalho mais 1.700 pessoas de um total de 2.798 inscritas no Sine (Sistema Nacional de Emprego).

O governador Antonio Denarium frisou que as iniciativas que auxiliam a recolocação de pessoas no mercado de trabalho são fundamentais para a retomada do crescimento econômico. Denarium explicou que orientou a gestão da Setrabes para manter os meios que permitissem o acesso ao serviço, que respeitando os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19, em nenhum momento foi suspenso pelo Estado.

“Uma das prioridades de nosso Governo é a geração de empregos e renda. Determinei que a Setrabes mantivesse o foco na facilitação do acesso dos que precisam voltar ao mercado de trabalho. Emprego é desenvolvimento e queremos o Estado forte, para crescer cada vez mais”, explicou o governador, acrescentando que, além dos meios físicos para o atendimento, também foi disponibilizada plataforma digital para facilitar o acesso e evitar aglomerações.

COMO FUNCIONA – Para concorrer a uma vaga, o candidato deve fazer o cadastro no Sine, na Setrabes, que fica localizada na Avenida Mário Homem de Melo, bairro Mecejana, zona oeste de Boa Vista. É necessário levar a Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, currículo e comprovante de residência atualizado. Quem tem cursos na área que deseja concorrer, pode levar os certificados para compor o cadastro. Os atendimentos ocorrem das 8h às 12h.