Roraima Saúde | RR

Roraima recebe mais de 21 mil vacinas contra a covid-19 e acelera vacinação.

Chegada de vacinas contra a covid. imagem: Ascom/Sesau
Escrito por Zukka Brasil | RR

Roraima recebeu no início de tarde de domingo, dia 4, mais de 21 mil vacinas contra a covid-19. O Estado recebeu mais 21.540 vacinas para a Campanha de imunização contra covid-19. Desta vez, foi enviado pelo Governo Federal o segundo lote de vacinas da Janssen, fabricadas pelo laboratório Johnson & Johnson, para aplicação em dose única.

Ao todo foram recebidas 6.850 doses da Janssen, 8.190 doses da Pfizer/BioNTech e 6.500 doses da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

De acordo com o secretário de Saúde, Airton Cascavel, com as novas vacinas, será possível acelerar ainda mais a imunização da população.

“Estamos hoje recebendo mais de 21 mil doses de vacinas dos três principais laboratórios em atuação nesse momento para esse trabalho de vacinação contra a covid-19. E agora vamos avançar ainda mais, pois o Governo Estadual já vai, a partir de amanhã, fazer o repasse de um grande quantitativo de vacinas para Boa Vista ampliar as faixas etárias e, com isso, vacinar mais pessoas”, esclareceu.

Após a recepção e conferência pelas equipes do Ministério da Saúde, Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde e Polícia Federal, os imunizantes foram levados para a sede do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), para posterior distribuição aos municípios.

Para Hoje, segunda-feira, 5, a capital Boa Vista receberá 20 mil doses para acelerar a vacinação e alcançar as pessoas com mais de 30 anos sem comorbidades.

“O NEPNI fará o repasse das vacinas para a capital, nessa segunda bem cedo, e com isso a coordenação municipal já poderá se organizar e iniciar a vacinação ampliando para as demais faixas etárias como alguns municípios do interior já estão fazendo. O objetivo é garantir que não haja estoque de vacinas, mas sim uma aceleração da campanha”, reforçou o secretário.

Com a nova remessa, Roraima chega a 356.580 vacinas recebidas do Governo Federal e já foram distribuídas 309.671 doses. Em relação aos imunizados, já foram aplicadas 233.059 doses, sendo 165.046 primeira dose e 65.402 doses de reforço.

Até o momento, 191.866 pessoas já foram imunizadas dentro do público geral e 41.193 indígenas.

Com informações de SECOM Roraima