Política | AM

Roberto Cidade sugere a ampliação do Programa RespirAr para o interior

Roberto Cidade | Foto: Evandro Seixas
Roberto Cidade | Foto: Evandro Seixas
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Sempre preocupado com a população do interior, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), sugeriu ao Governo do Estado a ampliação para os municípios interioranos do Programa “RespiAr”, que oferece sessões de fisioterapia pulmonar para pacientes recuperados de coronavírus. Atualmente, o programa só realiza atendimentos na capital Manaus.

De acordo com o parlamentar, a plena recuperação da doença é de suma importância para o paciente voltar à vida normal e poder, consequentemente, retornar ao trabalho.

“A atuação do profissional de fisioterapia é primordial para acelerar a recuperação dos pacientes que venceram a Covid-19. Diminuindo o tempo de recuperação, o paciente pode voltar a seus afazeres, conseguindo voltar ao mercado de trabalho em menor tempo e assim garantir o sustento de sua família” afirmou.

O programa

O programa “RespirAr” foi lançado no mês de fevereiro com o objetivo de tratar as sequelas deixadas pela Covid-19, em pacientes já recuperados da doença, por meio de sessão de fisioterapia pulmonar. A ação é coordenada pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), junto ao Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Atualmente, as sessões serão realizadas, apenas, no Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (CTARA), localizado na Vila Olímpica de Manaus, com atendimentos pela manhã e tarde. Em média serão oferecidas dez sessões para cada paciente.