Roraima Saúde | RR

Retomada em Boa Vista a campanha de testagem em massa da COVID-19

Campanha de testagem em massa da COVID-19 é retomada em Boa Vista. Foto: Ascom/Sesau
Campanha de testagem em massa da COVID-19 é retomada em Boa Vista. Foto: Ascom/Sesau
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

A população já pode se programar para realizar o teste rápido para detecção da COVID-19 de forma rápida e prática. É que a Campanha por Você e Por Todos – A Sesau não Foge à Luta, realizada pelo Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde está sendo retomada, com a realização da segunda fase a partir desta semana.

Nesta quinta-feira,15, foram atendidas 431 pessoas na Escola Instituto Batista de Roraima, no Centro da Cidade.

A ação tem como objetivo possibilitar a construção de um Inquérito Epidemiológico sobre a doença segue com o propósito de fortalecer o trabalho de diagnóstico precoce por meio da oferta do teste rápido, promovendo à população a oportunidade de saber se já teve ou não contato com a doença.

Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, durante a primeira etapa mais de 36.000 pessoas foram testadas na Capital e no interior, e a partir de agora o foco é ampliar ainda mais a oferta desse serviço.

“Os primeiros 30 dias foram de muito trabalho e aprendizado. Tivemos a chance de chegar a locais próximos e distantes oportunizando a milhares de pessoas o acesso ao teste rápido que é tão importante para o trabalho de combate à doença.

A partir de agora queremos ir mais longe atendendo ao pedido das pessoas que passaram a acreditar nesse trabalho e se sentir seguras ao ver a equipe da Sesau por perto pronta para atender e esclarecer as dúvidas sobre essa doença que ainda causa tanto medo”, esclareceu.

Para a diretora da escola IBR, Márcia Braz, a parceria foi fundamental para tranquilizar a equipe e os pais dos alunos.

“Essa iniciativa da Sesau de possibilitar o teste para todos nos deixa muito contentes pois nem todos têm condições de pagar e essa parceria é muito importante pois ajuda a manter o bem-estar da população”, salientou.

Joel Carlos Moizinho é morador do bairro Jardim Floresta e foi um dos primeiros atendidos no colégio.

“Eu acho muito importante para que a gente saiba como está a saúde e ter informações sobre a doença para que a gente possa saber se estamos contaminados ou não e se estamos transmitindo para outras pessoas da família”, agradeceu.

CRONOGRAMA – Nesta sexta-feira, 16, serão atendidos os profissionais que atuam no setor cultural na cidade.

As equipes estão concentradas na sede do Sindart (Sindicato dos artesãos autônomos de Roraima), na Rua Floriano Peixoto, no Centro. A expectativa é atender cerca de 100 profissionais entre 9h e 11h.

Na semana que vem, entre os dias 20 e 23 deverão ser montados pontos de testagem na loja Brasferro, na sede do Coren-RR, na Casa do Cidadão e no IFRR (Campus Cidadão).

A Campanha inclui ainda a terceira fase que será direcionada aos alunos da rede pública de ensino, para garantir o retorno seguro às aulas.

“Estamos trabalhando muito para alcançar o maior número de pessoas seguindo as orientações do governador Antonio Denarium de garantir o acesso à população que precisa saber como está sua saúde e se sentir segura para seguir o novo normal”, disse Marcelo Lopes.