Reforma Administrativa de Wilson Lima é aprovada pelos deputados na ALE-AM

Wilson Lima
ALE-AM dá carta branca para reforma do governo de Wilson Lima

Com placar de 21 a 19 favorável à Wilson Lima, deputados estaduais do Amazonas aprovaram na tarde desta quinta-feira, dia 3, a mensagem governamental 118/2019 que delega ao Governo do Estado atribuição para elaborar leis na reforma da administração direta e indireta do poder Executivo.

Dessa forma, Wilson Lima, governador do Amazonas, anunciou que essas mudanças na legislação saem na próxima semana. .

Essa resolução delegando poderes ao governador teve pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Assuntos Econômicos, e de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos.

Wilson avaliou o aval dos deputados como demonstração de confiança da ALE na reforma administrativa proposta, que antes foi discutida com grupo de parlamentares da base aliada do governo.

“Estamos finalizando a reforma administrativa, discutindo com os deputados para avançar com as mudanças que precisamos fazer para otimizar o gasto público e, naturalmente, melhorar o atendimento do cidadão que precisa dos serviços do governo”, afirmou.

Segundo ele, essa delegação de poderes da assembleia também dará mais celeridade às mudanças na estrutura governamental.

Enxugamento da máquina por Wilson Lima

Dentre as primeiras medidas da reforma administrativa, será a redução no número de secretarias, fusão de órgãos e criação de um novo modelo de governança.

De acordo com o governo, as secretarias serão redimensionadas para novas estruturas que absolverão atribuições das que forem extintas.

Serão incorporadas as secretarias de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), do Trabalho (Setrab) e da Região Metropolitana de Manaus.

“Esses setores vão continuar desenvolvendo seus trabalhos. O governo vai continuar fazendo o atendimento das pessoas com deficiência, executando programas e ações para fortalecer o desporto, e também a região metropolitana continuará recebendo investimentos”, afirmou o. governador.

Para ele, essa reorganização e para otimizar os gastos da máquina e não vai “cortar gente, sem cortar pessoal”.