Economia | AM

Propostas de Diretrizes para Manaus foi entregue pela Codese aos candidatos a prefeito

Entrega das Propostas de Diretrizes para Manaus aos 11 candidatos a prefeitura de Manaus. Imagem: Divulgação
Entrega das Propostas de Diretrizes para Manaus aos 11 candidatos a prefeitura de Manaus. Imagem: Divulgação
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Com vistas em contribuir com a gestão do próximo chefe do Poder Executivo Municipal (2021 – 2024), o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese Manaus), entregou nesta quarta-feira, 30, as Propostas de Diretrizes para Manaus aos 11 candidatos que disputam o cargo de prefeito da capital amazonense. O evento restrito para convidados aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizado na avenida Joaquim Nabuco, nº 1919, Centro.

Ao fazer a abertura do evento, o vice-presidente do Codese, Antônio Azevedo, destacou a iniciativa da instituição ter como base a democracia, que busca prioritariamente o desenvolvimento da cidade.

“Estamos inaugurando uma interlocução entre a sociedade organizada e governo. O Codese é a materialização de um sonho, uma tendência e a evolução natural da sociedade. Portanto, essa geração tem a responsabilidade de dar novos encaminhamentos, encadeamentos, bem como buscar alternativas e soluções para o modelo existente. Isto significa que além de defender a Zona Franca de Manaus, nossa mola propulsora da economia, também buscar novos horizontes para nossa cidade”, afirmou.

Em seguida, o presidente do Conselho, Euler Guimarães, realizou breve apresentação sobre o Conselho e apresentou as propostas, estabelecidas em três eixos principais: crescimento econômico; desenvolvimento urbano e social, o qual possibilitará colocar Manaus entre as 10 melhores cidades para se viver, no Brasil; e ambiente de negócios, cujo objetivo é colocar Manaus entre as 20 melhores cidades para se investir em negócios, no Brasil.

Segundo Euler Guimarães, nos últimos dez anos (2009-2019), Manaus teve um crescimento populacional de 25%.

“Manaus está entre as sete maiores cidades do Brasil e mesmo depois da pandemia, tivemos o maior índice de crescimento industrial do país. Portanto, reunimos aqui muitas características para conseguirmos despontar como uma das melhores cidades do Brasil”, declarou.

O documento entregue aos candidatos a prefeito foi alicerçado em duas concepções. “A primeira tem como base as lições de outros Codeses pelo Brasil, a qual é uma prática similar que neste momento também estão ocorrendo em Santos, Bauru, Caxias do Sul, Goiânia etc. O segundo ponto se baseia em reuniões virtuais com equipes e gestores da prefeitura de Manaus, no qual o Codese realizou essas reuniões para obter melhor compreensão das temáticas em desenvolvimento para a composição de um planejamento de governo”, destacou Euler.

Após exposição das propostas, os candidatos também tiveram espaço para se manifestar, os quais agradeceram a oportunidade de debate e elogiaram a iniciativa do Codese.

Participaram do evento os candidatos Delegado Costa e Silva, representando Alfredo Menezes (Patriota); Chico Preto (DC); José Ricardo (PT); Marcelo Amil (PCdoB); Ricardo Nicolau (PSD); Romero Reis (Novo); Wilker Barreto, representante de Amazonino Mendes (Podemos); e Tarcísio Luiz, representante de Gilberto Vasconcelos (PSTU).

Estratégias

As Propostas de Diretrizes Estratégicas para Manaus estão concentradas num documento que norteia os três eixos estratégicos do Codese: desenvolvimento econômico (ter pelo menos 2/3 do Produto Interno Bruto assentados em atividades econômicas cujos fatores de produção tenham, de forma relevante, origem regional); desenvolvimento urbano e social (estar entre as dez melhores cidades para se viver, no Brasil); e ambiente de negócios (estar entre as 20 melhores cidades para se investir e fazer negócios, no Brasil).

“Esse documento é uma materialização de tudo que já estamos trabalhando desde o início do Codese Manaus, em 2018. É um documento baseado nas metas estratégicas do Codese, que de forma sucinta defende o que queremos para a nossa cidade e para o estado”, ressaltou o vice-presidente do Codese, Antônio Azevedo.

As Propostas de Diretrizes Estratégicas para Manaus trata-se de um documento interno do Codese Manaus, resultante de reuniões do Conselho, por meio da diretoria executiva, conselho deliberativo e coordenadores das câmaras técnicas ativas.

Novo formato

Em atendimento aos protocolos de segurança contra a pandemia, que determinam que se evite aglomerações para frear a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), a coletiva de imprensa foi realizada somente para convidados e aconteceu em formato híbrido (presencial e virtual).