Esportes | RR Roraima

Projeto Zumba no Parque Anauá reinicia atividades em Boa Vista

Retorno das atividades do projeto Zumba no Parque Anauá. Foto: Divulgação
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Com adoção das medidas preconizadas pelas autoridades sanitárias por causa da pandemia da Covid-19, o Governo de Roraima retomou, neste domingo, 13, no Parque Anauá, as atividades do projeto Zumba no Parque.

A ação, coordenada pelo IDRR (Instituto de Desporto de Roraima) da Secretaria de Educação, estava paralisada desde o mês de março e permaneceu com atividades suspensas durante todo o período crítico da pandemia. 

Neste retorno, além da alegria habitual, as regras para a prática da dança aeróbica agora instituem distanciamento físico, uso de máscara, não compartilhamento de objetos pessoais e, além da água para evitar desidratação, o álcool em gel 70% passou a ser item obrigatório nas bolsas.

Após um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19, a Zumba no Parque teve um recomeço com jeito de estreia. Alegre e vibrante, a dança atraiu inclusive quem não foi preparado com a roupa adequada para praticar atividades físicas.

“Dança é saúde e este retorno me deixa muito feliz. Estamos voltando, mas com todos os cuidados necessários. Cada um com a sua água, com a sua toalha, mantendo aquela distância de um metro, para não haver riscos”, disse o instrutor Zin Janderson Pereira.

Iniciado no primeiro semestre de 2019, o projeto ganhou adeptos vindos de todos os bairros de Boa Vista e tornou rotineira na vida deles a oportunidade de praticar zumba, todos os domingos a partir das 17h30, além de interagir e aproveitar o espaço privilegiado de um dos maiores parques urbanos da Região Norte.

Moradora do Bairro dos Estados, Cíntia Dias é uma das frequentadoras das aulas de zumba no Parque Anauá e estava acostumada com essa rotina.

“Moro aqui perto. Todos os domingos eu estava aqui. Durante a pandemia, alguns professores fizeram vídeos, mas, com o tempo, cansa, pois não tem animação. Agora tenho expectativa de me divertir mais, ter mais empolgação, porque é mais estimulante quando tem mais gente”, ressaltou.

A profissional de educação física Laiane Abreu, moradora do bairro Caranã, também praticante assídua, destacou a relevância da zumba para o bem-estar físico.

“O retorno das atividades é muito importante para que as pessoas saiam do sedentarismo. Isto é fundamental para a saúde”, afirmou.