Projeto reforça vínculo afetivo e emocional entre a família e a escola

Projeto reforça vínculo afetivo e emocional entre a família e a escola

O objetivo do projeto é estreitar o vínculo afetivo e emocional das crianças e suas famílias com a escola promovendo valiosas experiências de exploração do imaginário infantil

A Escola Municipal Aldo Torreias do Nascimento, com objetivo de estreitar o envolvimento entre as famílias e a unidade de ensino, resolveu aproximar ainda mais as crianças do convívio escolar. E de uma forma bem diferente: através do projeto “Pacotinho de Amor”

Elaborado pela equipe escolar – gestão, supervisão, professores e cuidadoras, o objetivo do projeto é estreitar o vínculo afetivo e emocional das crianças e suas famílias com a escola promovendo valiosas experiências de exploração do imaginário infantil e permitindo às crianças o desenvolvimento de habilidades expressivas e perceptivas.

O projeto contou com participação espontânea dos pais, que receberam da escola o “pacotinho de amor”, uma sacolinha de papel, contendo blocos para a criança soltar a imaginação, lápis com ponteiras, hidrocor, pirulito e uma cartinha feita pelas professoras e cuidadoras para o aluno. Os itens foram confeccionados com todo o carinho e todo o corpo docente esteve envolvido no desenvolvimento.

Para a gestora da unidade Professora Sandra Aniceto, o projeto está dentro da perspectiva da proposta curricular da educação infantil e tem o propósito de incentivar a participação da família no processo da aprendizagem, além de estimular a criatividade e imaginação da criança, proporciona emoções e vivencias significativas por meio da linguagem simbólica das cartinhas, com a finalidade das crianças construírem valores e expressar seus sentimentos.

“Estes são fatores importantes para a formação da autonomia e identidade das crianças. E ver a alegria delas chegando à escola para buscar o ‘pacotinho’, e muitas vendo a escola pela primeira vez, nos emociona muito. Estamos felizes demais com essa ação”, disse.

A pedagoga Keila Martins, mãe da aluna Mariana Pietra, do Maternal “G”, afirma que iniciativas como esta da escola trazem um benefício pedagógico e emocional muito relevante para o processo de aprendizagem da criança.

“Eu fico muito feliz de poder contar com uma equipe tão capacitada cuidando do aprendizado da minha filha, mesmo num momento em que nós pais e alunos estamos fisicamente distantes da escola. Ainda assim, eles fazem um trabalho lindo que nos motiva ainda mais a acompanhar de casa e ajudar no ensino”, disse ela.

Após esta entrega do Pacotinho, a equipe pedagógica da escola fará um trabalho de observação e acompanhamento, avaliando a participação das famílias e dos alunos e a devolutiva de mensagens dos pais para as professoras.