Saúde | RR

Profissionais e pacientes da Unacon são testados para detecção da COVID-19

Profissionais e pacientes da Unacon são testados para detecção da COVID-19 - Foto Ascom/Sesau
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

A ação de testagem rápida em massa para COVID-19 teve continuidade nesta segunda-feira, 31, pelo Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde). Desta vez, a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima) é quem recebe atenção especial. A ação se estende na unidade até sexta-feira, 4 de setembro, e cerca de 60 profissionais serão testados, além de seus familiares e pacientes em tratamento.

Segundo o coordenador da Unacon, Anderson Benetta, a ação é fundamental para garantir a segurança dos profissionais que trabalham na linha de frente de enfrentamento ao Coronavírus.

“A iniciativa é de grande importância, visto que esses profissionais estão na linha de frente contra a COVID-19 e, desta forma, em casos positivos, poderemos encaminhar esses servidores para orientações e tratamento conforme o necessário. Além disso, a testagem é fundamental na verificação do status da população de Roraima em relação à pandemia do Coronavírus”, disse o coordenador.

A enfermeira responsável pela aplicação dos testes na unidade, Aluska Nóbrega, disse que, como servidora, se sente valorizada por meio da ação. “A gente trazendo os testes à unidade facilita a vida de todos nós, servidores, que não precisam se deslocar para saber como estão de saúde. Nós cuidamos muito e agora estamos sendo cuidados. É realmente um sentimento de valorização”, explicou a enfermeira.

Para a fisioterapeuta da Unacon, Tatiane Furtado, a ação proporciona tranquilidade e segurança aos profissionais no momento de atender os pacientes. “Felizmente, testei negativo e saber que estou bem me dá uma sensação de alívio. A gente pode se sentir mais tranquilo em atender aos pacientes e em ir pra casa sabendo que os nossos familiares estão livres do risco de contaminação. É uma boa iniciativa”, afirmou a fisioterapeuta.

NA UNACON – O público para testagem na Unacon será dividido ao longo da semana. Nesta segunda, durante todo o dia, estão sendo atendidos os servidores de saúde; na terça-feira, 1º de setembro, será a vez dos familiares dos profissionais da unidade; na quarta-feira, 2, serão testados os pacientes oncológicos. A testagem na unidade encerra na sexta-feira, 4.

SECOM Roraima , Jornalista: José Magno