Amazonas

Primeiro semestre de 2019 registra menor número de mortes no trânsito em seis anos no Amazonas

trânsito
trânsito
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

O Amazonas registrou queda no número de mortes no trânsito no primeiro semestre de 2019. No período, foram registradas 138 mortes em todo o Estado. É o menor índice do primeiro semestre em seis anos. Em 2012 foram registradas 93 vítimas fatais. A redução também é menor em comparação ao primeiro semestre de 2018, quando foram registradas 148 mortes, uma queda de 6,7%. Os dados são da Secretaria de Inteligência da Segurança Pública do Amazonas (Seai/SSP-AM).

A queda no número de vítimas fatais é reflexo do aumento das fiscalizações da instituição e das ações de educação para o trânsito. Nos seis primeiros meses deste ano foram realizadas 151 operações em Manaus e nos municípios de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Parintins. As ações de educação para o trânsito, realizadas em Manaus e em outros sete municípios, alcançaram 61.909 pessoas no período.

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, destaca que o trabalho de fiscalização tem surtido efeito, além do retorno positivo que a população tem dado por meio do apoio nas blitze de trânsito realizadas pelo Núcleo Especializado em Educação para o Trânsito (Neot), e também das ações de educação para o trânsito.

“Nós tivemos uma redução de aproximadamente 7%, que ainda não é o número que nós gostaríamos, mas já é um número expressivo diante do crescimento da frota e do crescimento de condutores. Na contramão desse crescimento, a gente tem conseguido, com o trabalho intenso, com a dedicação dos nossos agentes, reduzir o número de vítimas fatais. Esse é um número, volto a dizer, expressivo, na medida em que ele traduz um menor índice em seis anos com relação às vítimas fatais. Desde 2012, nós não temos um número tão reduzido”, afirmou o diretor-presidente.

No primeiro semestre, durante as fiscalizações do Neot, foram realizados 10.782 testes de alcoolemia, flagrando 1.199 motoristas dirigindo sob efeito de álcool. Nos seis primeiros meses de 2019, a gerência de educação para o trânsito realizou 149 atividades entre cursos e ações educativas realizadas em escolas, empresas e instituições públicas e privadas.

Sinalização viária – Em maio de 2019, o Detran-AM assinou um protocolo de intenções que garante o repasse da ordem de R$ 2 milhões para a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). O recurso terá finalidade de aplicação exclusiva em ações de sinalização viária na capital e nos municípios do interior do Estado. O investimento vai garantir a sinalização horizontal e vertical das rodovias estaduais, ramais, vicinais e dos sistemas viários de municípios do interior.

A ação faz parte do pacote de investimentos do Governo do Estado com o objetivo de melhorar a sinalização das estradas estaduais, garantindo mais segurança aos condutores. O repasse desse recurso está na fase de ajustes técnicos para a efetivação do convênio.
Com informações a assessoria