Educação | RR Roraima

Prêmio Gestão Escolar bate recorde de inscrições, mesmo estando em período de Pandemia

Prêmio Gestão Escolar - imagem divulgação Ascom
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Em todo o País, quase 8 mil escolas se inscreveram para participar da edição inédita do PGE (Prêmio Gestão Escolar) 2020. Foram registradas 7.985 inscrições e, destas, 5.984 finalizaram todo o cadastro para a participação e já estão concorrendo à etapa Escola Referência Estadual. Do total de escolas inscritas, 5.212 são da rede estadual e 2.773 da rede municipal. Roraima também está participando do prêmio com 114 escolas inscritas, sendo 55 estaduais e 59 escolas municipais.

“Tivemos um número significativo de inscrições, apesar do período de pandemia. Das 55 escolas da rede estadual, 42 são da capital Boa Vista, 11 do interior do Estado e temos duas escolas indígenas. Foi o momento para as escolas mostrarem suas práticas exitosas”, disse a coordenadora do PGE na Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Ana Cristina Piúco.

A secretária de Educação do Estado do Tocantins e coordenadora nacional do PGE, Adriana Aguiar, também comemorou os números. Para ela, essa é a constatação de que as escolas não ficaram paradas, mas continuaram buscando soluções criativas para manter o processo de ensino e aprendizagem acontecendo, mesmo de forma remota.

PRÓXIMAS ETAPAS

As escolas vencedoras da categoria Referência Estadual serão conhecidas no dia 1º de novembro. Das 27 selecionadas, cinco (sendo uma por região) vão para a final no dia 10 de dezembro, quando será conhecida a Escola Referência Brasil. A edição 2020 do PGE vai reconhecer experiências que deram continuidade à aprendizagem dos estudantes durante o período da pandemia, valorizando a escola que trabalha em equipe.

Para a OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), a iniciativa representa o reconhecimento da união de esforços para superar os desafios que a situação atual impõe. “Por sugestão da OEI, pela primeira vez o prêmio também vai contemplar o professor e a equipe escolar, considerando, além do gestor, os atores que estão na ponta do processo de ensino e aprendizagem”, afirmou o diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou.

O Prêmio Gestão Escolar é uma realização do Consed, Undime e OEI Brasil. Fundação Itaú para Educação e Cultura e Unesco são patrocinadoras da iniciativa, que conta ainda com o apoio da Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unicef e Univesp.

VERSÃO ESTADUAL – Em Roraima, as escolas inscritas no PGE 2020 automaticamente também concorrerão à versão estadual, intitulado Prêmio Estadual de Gestão Escolar Professora Maria Odete Calheiros Pena. O PGE Estadual foi lançado no dia 13 de agosto, conforme Decreto N° 29.112-E, de 13 de agosto de 2020. O edital com a regulamentação será publicado em breve no DOE-RR (Diário Oficial do Estado de Roraima).

Com informações de Mágida Azulay Khatab