Sem categoria

Prefeitura realizou dragagem em quase três quilômetros de igarapé em Manaus

Ao todo, 20 igarapés já receberam esse tipo de serviço, totalizando quase três mil metros de extensão- foto: Alex Pazuello
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Em continuidade às ações de infraestrutura para tornar Manaus uma cidade mais resiliente aos fenômenos naturais, sobretudo às chuvas de inverno, a prefeitura tem atuado com diversas frentes de obras na dragagem, desassoreando o leito dos igarapés para evitar que haja transbordamentos. Ao todo, 20 igarapés já receberam esse tipo de serviço, totalizando quase três mil metros de extensão.

Nesta segunda-feira (31), último dia do ano, o prefeito Arthur Virgílio Neto acompanhou os trabalhos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) no igarapé do Riacho Doce, zona Norte. Ele foi recebido com entusiasmo pelos moradores da rua Tarumã, que agora dormirão mais tranquilos, sem preocupação com alagamentos.

“A nossa gestão trabalha e trabalha muito no verão, mas não cruza os braços no inverno, como acontecia com prefeitos anteriores. No inverno fazemos plantio, é o período propício para isso, e realizamos tapa-buracos, basta não chover. Agora, sobretudo, fazemos drenagem, implantando novas tubulações e dando a correta vazão para as águas das chuvas, e executamos dragagens para que os igarapés não transbordem”, destacou Arthur Neto.

No Riacho Doce já foram dragados mais de 300 metros do igarapé e outros 400 metros também receberão o serviço, que conta, ainda, com a implantação de 120 metros de drenagem profunda, meios-fios, sarjetas e desobstrução de bueiros. “Essa era uma área que precisava dessa atenção e, no passado, já teve muito problema com alagamentos. Nos deixa muito feliz saber que neste inverno não tivemos nenhuma ocorrência nesse sentido”, ressaltou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar.

Ao final da visita no Riacho Doce, o prefeito Arthur Neto agradeceu a receptividade dos comunitários e aproveitou para deixar seus votos de Feliz Ano Novo. “2018 foi um ano de muitas lutas e muitas conquistas e digo, com toda certeza, que 2019 será de muito trabalho. Fiz questão de estar na rua, ouvindo as pessoas, nesse dia 31, para mostrar nosso compromisso com o povo de Manaus”, afirmou. “Mais tarde, vamos todos celebrar a chegada de um novo ano, mas, mais que isso, vamos começar 2019 com muita garra e com muita vontade de fazer mais pela nossa cidade”, finalizou o prefeito de Manaus.