Destaque Saúde | AM

Prefeito David anuncia vacinação para todas as faixa etárias com comorbidades a partir de sábado, 10/4

Vacinação em Manaus Covid-19 | Foto: Valdo Leão / Semcom
Vacinação em Manaus Covid-19 | Foto: Valdo Leão / Semcom
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

“Mais uma vez anunciamos a antecipação das faixas etárias do grupo que possui comorbidades, o que representa um esforço da Prefeitura de Manaus para vacinar a população da forma mais acelerada possível”, destaca o prefeito David Almeida.

Os portadores de diabetes mellitus, obesidade grave e cardiopatias, de todas as faixas etárias acima de 18 anos, serão vacinados contra a Covid-19 até o próximo sábado, 10/4. O novo calendário da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), define que o atendimento será em ordem decrescente de grupos etários, começando com as pessoas de 40 a 44 anos nesta quarta-feira, 7/4, e fechando com as de 18 a 29 anos.

De acordo com o gestor, para iniciar o atendimento a esse grupo, foi necessário remanejar doses de reserva técnica, garantindo que a campanha não parasse.

“Agora, com mais uma remessa, foi possível programar a entrada das novas idades na campanha, chegando às faixas etárias da população ainda não alcançadas por nenhuma outra capital no Brasil”, afirma o prefeito.

Os sete postos de vacinação, com ponto fixo e drive-thru, estarão abertos das 9h às 16h para receber o novo público.

Até o momento, 15,6 mil pessoas de 18 a 44 anos, com alguma das comorbidades prioritárias, fizeram o cadastro no “Imuniza Manaus” e estão sendo agendadas eletronicamente para receber a vacina no posto mais próximo do seu local de moradia, até o próximo sábado.

As novas faixas etárias ampliam o atendimento do grupo de 18 a 59 anos de idade, com comorbidades, definido como prioritário pelo Ministério da Saúde (MS), logo abaixo do grupo dos idosos. As pessoas de 50 a 59 anos com diabetes, obesidade e cardiopatias começaram a ser atendidas pela prefeitura na semana passada e as de 45 a 59 anos, nesta terça-feira, 6/4.

Até o momento, de acordo com o “Vacinômetro” municipal, 16,4 mil pessoas com essas comorbidades já foram vacinadas em Manaus. Depois de concluir a etapa das primeiras doenças, o calendário será aberto para as demais comorbidades existentes.

Calendário de vacinação – 7/4 a 10/4

Quarta-feira, 7/4 – 40 a 44 anos

Quinta-feira, 8/4 – 35 a 39 anos

Sexta-feira, 9/4 – 30 a 34 anos

Sábado, 10/4 – 18 a 29 anos

Comorbidades da fase atual da campanha

Diabetes mellitus

Obesidade mórbida

Cardiopatias – insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatia congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados).