Destaque

Praça Adalberto Valle receberá o Pavilhão Universal

Pavilhão Universal
Pavilhão Universal
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

A requalificação do Centro Histórico de Manaus, segue com o programa “Manaus Histórica”: o Pavilhão Universal, a praça Tenreiro Aranha e a Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

Nesta semana, teve início a segunda fase do restauro e mudança do Pavilhão Universal, que foi desmontado da praça Tenreiro Aranha e passa a ser remontado na praça Adalberto Valle. A Tenreiro Aranha receberá obras de revitalização e recomposição do piso em pedra portuguesa, onde antes estava a estrutura.

As estruturas metálicas e demais elementos arquitetônicos do Pavilhão Universal devem estar concluídos na nova praça até final de novembro. A obra tem valor estimado de R$ 1.088.463,10 e o espaço onde será implantado o pavilhão recebeu trabalho de infraestrutura, resgatando os traçados originais.

“Um dos belos exemplares da arquitetura neoclássica, o pavilhão foi construído em 1912 e irá compor um importante contexto no projeto de ressignificação do Centro Histórico de Manaus”, disse o coordenador dos projetos do Manaus Histórica, do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Almir de Oliveira.

Outra obra que entra no terceiro mês de execução é a Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, ao lado da praça do Congresso, orçada em R$ 2.312.281,45 onde sua previsão de entrega é para fevereiro de 2020.

Fotos – Marinho Ramos