Destaque Política | AM

Partido Rede de Luiz Castro oficializa saída do governo Wilson Lima

Wilson Lima Luiz Castro Carlos Almeida
Foto: Internet
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Política/Am – A Rede Sustentabilidade oficializou, nesta quinta-feira (23), sua saída da base de apoio ao governo Wilson Lima.

Em nota, a Rede informa que baseou seu apoio à candidatura de Wilson Lima em termo de compromisso firmado com o candidato durante sua campanha, que tratava sobre políticas públicas, principalmente ambientais, e de proteção aos povos indígenas.

Diferente do que foi veiculado no início da semana, não há relação dessa decisão com a saída do ex-deputado Luiz Castro da Seduc. Segundo o porta-voz municipal da legenda, Luiz Claudio Corrêa, as denúncias injustas sequer foram confirmadas e o ex-secretário se afastou para cuidar da saúde, após anos de uma vida pautada na ética e no respeito à coisa pública, e que nada desabona o excelente trabalho realizado até então pelo mesmo.

O dirigente esclarece também que a Rede não vai demorar a decidir seu caminho para a eleição de 2020, e que logo a sociedade manauense saberá de que lado a legenda estará no pleito.

Segue Nota na integra:

A Rede Sustentabilidade baseou seu apoio à candidatura ao Governo do Estado do Amazonas em um termo de compromisso do então candidato. Com ele fez campanha e apoiou um planejamento de seu governo, do qual inicialmente tomou parte ativa.

Sabíamos desde o princípio que o Governo Wilson Lima não tinha base social popular e sua vitória nas urnas foi resultado de uma soma de fatores entre os quais, principalmente, o fenômeno de renovação advindo da conjuntura nacional e estadual de descrédito da população para com os políticos tradicionais e os velhos esquemas de manutenção no poder dos dispostos a compactuar com esquemas de trocas de favores políticos e econômicos.

Inicialmente, o plano de governo incluía elementos importantes para romper com estes esquemas fisiologistas e vários secretários indicados para levar este plano adiante tinham compromisso sério temático e de combate a estes esquemas, situação que foi se degradando ao longo dos meses. Wilson Lima e seu vice Carlos Almeida se afastaram cada vez mais da proposta de trabalho por um Amazonas mais sustentável e livre da corrupção.

Buscamos lembrar ao Governador estes compromissos, no entanto, assim que se viu ameaçado justamente pelos representantes dos que criaram e mantiveram estes esquemas, o Governador fez a escolha errada: entrou no jogo e decidiu governar em uma aliança com o que há de pior no setor empresarial local e aqueles que este setor elegeu.

Entrando de cabeça nas disputas de espaço pelo poder local, esqueceu o que prometeu enfrentar na sua campanha e busca a qualquer custo conquistar a simpatia dos grupos oligárquicos do estado que apoiava os governos anteriores. O governo de Wilson Lima afunda no fisiologismo para tentar manter uma governabilidade, tornando-se aquilo que ele foi eleito para combater.

A Rede Sustentabilidade não nutre compromisso outro que não seja com o povo amazonense, seu bem-estar e seu desenvolvimento sustentável. Entendemos que este governo se perdeu no caminho e não busca mais apresentar um programa e ações em favor dos trabalhadores, dos Povos Indígenas e dos Povos e Comunidades Tradicionais, nem da sustentabilidade econômica, social e ambiental do estado do Amazonas.

Sendo assim, informamos ao público que estamos nos desvinculando do Governo Wilson Lima.

Executiva Estadual da Rede Sustentabilidade – AM

Manaus, 23 de julho de 2020