Roraima

Parceria com gestão municipal ajuda no atendimento a pacientes com Coronavírus em Rorainópolis

Hospital de Rorainópolis | Foto: Ascom/Sesau
Hospital de Rorainópolis | Foto: Ascom/Sesau
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Roraima – Ações integradas são fundamentais para o reforço do trabalho de enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19). Em Roraima, o Governo do Estado tem intensificado o contato com as prefeituras para garantir o auxílio necessário na área de saúde.

Em Rorainópolis, por exemplo, a parceria entre a gestão do Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto e a prefeitura tem sido fundamental para a recuperação dos pacientes.

O hospital foi reorganizado e, com isso, foi estabelecido um fluxo de atendimento em uma área instalada apenas para pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19. O trabalho ganhou reforço com insumos e medicamentos cedidos pela gestão municipal e profissionais para atuar na unidade hospitalar.

“Essa parceria com a Prefeitura de Rorainópolis começou no início da pandemia, quando instalamos uma tenda na frente do hospital para prestar o primeiro atendimento aos pacientes com suspeita de COVID-19. Foi então que iniciamos as tratativas para fortalecer o trabalho e melhorar o atendimento”, esclareceu o diretor do hospital, Élson Alves.

Para a implantação da enfermaria exclusiva para o tratamento de pacientes acometidos pela COVID-19, a gestão municipal disponibilizou profissionais e medicamentos.

Segundo o diretor, por dia são atendidos em média 200 pacientes com algum sintoma de COVID-19 e, por meio do trabalho integrado, foi possível prestar a assistência necessária de forma precoce, evitando a superlotação no HGR. “O trabalho conjunto é fundamental nesse momento para que os esforços sejam direcionados ao mesmo objetivo: o de salvar vidas”, complementou.