Amazonas

Parceira Sebrae/Setemp chega à Parintins para cadastro e renovação da carteira nacional do artesão

Sebrae-AM Setemp Parintins Artesão
Foto: Divulgação/Setemp
Escrito por Zukka Brasil | AM

A Secretaria Executiva do trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio do Departamento de Artesanato, realizou entre 5 e 8 de julho o cadastramento e a renovação da Carteira Nacional do Artesão, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

A ação é uma parceria entre a Setemp e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e tem o objetivo de atender artesãos da região, para terem acesso aos benefícios aplicados à Carteira Profissional.

A especialista e referência do Sebrae em artesanato regional, Lilian Simões, colaborou no evento em Parintins com orientações sobre o mapeamento regional dos principais polos produtores de artesanato e com estratégias de relacionamento, levando artesãos para falar sobre suas experiências em parceria com o Sebrae.

No Seminário de Sensibilização aos Projetos de Desenvolvimento do Artesanato Amazonense, consultores especialistas em design e comunicação tiveram a oportunidade de falar sobre a gestão de negócios, e das novas possibilidades de criação com foco nas demandas do mercado de modo a gerar maior valor agregado junto ao mercado regional e nacional, além da presença de dois artesãos cujas trajetórias serviram de inspiração, visto que cada um teve seu trabalho alavancado pelas ações do projeto REMA – Reimaginando a Manualidade do Amazonas.

No local, os artesãos receberam orientação sobre a base Conceitual do Artesanato Brasileiro, de modo a aprender quem é o profissional artesão, o que é artesanato, diferenças entre artesanato e trabalho manual, classificação da produção artesanal, tipologias e técnicas.

O seminário dos conceitos básicos do artesanato teve a participação da Chefe do Departamento de Artesanato e Economia Solidária e Gerente do PAB no Estado, Claudia Monteiro, acompanhada da Técnica do Artesanato, Rosemary Brito.

Segundo a titular da Setemp, Neila Azrak, o intuito dessas ações é beneficiar os profissionais que promovem, através de seus trabalhos, a valorização da cultura regional, sendo o personagem principal para a valorização do artesanato amazonense.

Com essa atuação, o Sebrae Amazonas quer despertar o Empreendedorismo da Economia Criativa, no que refere ao Artesanato no Amazonas. 

Outros Municípios como Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e Barcelos fazem parte do cronograma de viagens em parceria com o Sebrae, que até final de julho, receberão o atendimento da equipe técnica para a emissão e renovação da Carteira Nacional do Artesão.