Brasil

Pandemia está fora de controle para 79% dos brasileiros, aponta Datafolha

hospitais pandemia | Hapvida Covid-19 | Foto: Ascom
Foto: SECOM
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

A pesquisa do Datafolha, divulgada na quinta-feira (18) pelo jornal “Folha de S.Paulo”, aponta que 79% dos brasileiros acham que a pandemia está fora do controle e 82% têm medo (muito ou um pouco) de ser infectado pelo coronavírus.

O instituto perguntou ao entrevistado se a pandemia do coronavírus está controlada ou não. Desses, 79% falaram que a pandemia está fora de controle; 18% disseram que a situação está parcialmente controlada; 2% entenderam que a pandemia está totalmente controlada e 1% não soube responder.

O levantamento deste mês também mostra o medo do brasileiro em ser contaminado: 55% dos entrevistados afirmou ter muito medo; 27% disse ter um pouco de medo; 12% não tem medo e 7% já pegou coronavírus.

Na pesquisa anterior, realizada em janeiro, 62% dos brasileiros disseram que a pandemia estava sem controle; 33% falaram que a situação estava controlada parcialmente; 3% entenderam que estava totalmente controlada; e 2% não souberam responder.

Quando perguntados se tinham medo da contaminação, em janeiro, 44% dos entrevistados tinha muito medo; 33% disse ter um pouco de medo; 16% não tinha medo e 7% afirmou já ter pego coronavírus. Já em março de 2020, na primeira pesquisa sobre o tema realizada pelo Datafolha, 36% dos entrevistados admitiu ter muito medo; 38% disse ter um pouco de medo e 26% afirmou que não tem medo de ser infectado pelo vírus.

A pesquisa deste mês (março de 2021) foi realizada com 2.023 brasileiros adultos, que possuem telefone celular, em todas as regiões e estados do país, entre os dias 15 e 16 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.