Destaque Manaus

Pacientes oncológicas recebem mudas de plantas doadas pela Prefeitura de Manaus

Pacientes oncológicos Prefeitura de Manaus Outubro Rosa
Foto: Marcely Gomes / Semcom
Escrito por Zukka Brasil | AM

Em alusão ao Outubro Rosa, mês de combate e conscientização do câncer de mama, a Prefeitura de Manaus realizou neste sábado, 9/10, uma doação especial de 300 mudas de plantas no Largo São Sebastião, no Centro. A doação fez parte da programação do evento “Apenas um toque” e contemplou também mulheres que lutam contra o câncer.

A ação de doação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), contou ainda com a participação dos bois de Parintins, representados pela Marujada de Guerra (Caprichoso) e Batucada (Garantido) e dos grupos de danças dos bumbás.

De acordo com o diretor de Arborização e Sustentabilidade da Semmas, Deyvson Braga, dentre as 300 mudas doadas, 60 foram para as pacientes oncológicas das redes pública e privada de Manaus que estavam no Largo São Sebastião.

”Nós não podíamos deixar de participar de uma atividade tão importante, que é esse mês de conscientização em relação ao câncer, principalmente o câncer de mama. A Semmas aceitou o convite para participar, e tivemos a ideia de fazer a doação de mudas para que as mulheres possam levar, cuidar e trazer essa mensagem de conscientização junto com a mensagem de arborização e de paisagismo para nossa cidade”, destacou Braga.

Luta

Exemplo de fé, luta e coragem contra o câncer, Socorro Monteiro, servidora do Departamento de Mudanças Climáticas e Áreas Protegidas da Semmas, falou da importância desse evento para as mulheres e principalmente de um diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Uma iniciativa muito importante da Prefeitura, porque nós estamos no século XXI, mas muitas mulheres são surpreendidas com esse tipo de doença, às vezes porque não fez um exame precoce. Eu sou uma paciente oncológica e eu sei da importância de ter um diagnóstico, de ter um tratamento e sobretudo ter determinação no tratamento, você querer ficar boa, ter fé em Deus, porque você tem que querer viver também”, disse Socorro, encorajando outras mulheres a buscarem o diagnóstico e tratamento contra o câncer de mama.

A dona de casa Neulimary Martins falou da participação da Semmas no evento em alusão ao Outubro Rosa e que a doação de mudas traz renovação e vida nova às mulheres que já foram portadoras de câncer ou que estão enfrentando esse processo.

“Tudo a ver com a Semmas, secretaria do Meio Ambiente, uma iniciativa positiva e que agrega valor. Eu acho que tem tudo a ver, Semmas, Meio Ambiente, mulheres com câncer, renovação, vida nova, tudo isso”.

Doação

Seguindo o cronograma de doação de mudas da Prefeitura de Manaus, o próximo bairro a receber a ação ambiental é o Campos Sales, na próxima quarta-feira, 13/10, a partir das 9h. Mais informações e a programação de doações de mudas podem ser obtidas no perfil da Semmas nas redes sociais (@semmasmanaus).