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Pacientes e doadores de sangue aprovam serviço do Hemoam com 98,3% de satisfação

Hemoam
Hemoam | Fotos: Divulgação/Hemoam
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Hemoam – Em pesquisa de satisfação realizada ao longo do primeiro quadrimestre de 2020 com pacientes e doadores de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), o índice de aprovação do serviço prestado pela instituição ficou em 98,3%.

De janeiro a abril, a pesquisa ouviu centenas de usuários das áreas de atendimento ao paciente, ambulatório, doação de sangue e laboratório de análises clínicas. A avaliação considera diversos aspectos, dentre eles, conforto, tempo, qualidade do atendimento e limpeza. Todas as áreas foram bem avaliadas, com destaque para o ambulatório, coleta de sangue e enfermaria – áreas que apresentaram crescimento de 0,2%, 1,0% e 2% em relação ao quadrimestre passado.

Para a diretora e médica hematologista da Fundação, Socorro Sampaio, o intuito da pesquisa é justamente avançar nas questões avaliadas, seja para manter ou melhorar a qualidade.

“Todos os itens avaliados pelos usuários viram baliza do que precisamos melhorar dentro da instituição”, reforçou a diretora. Os mesmos itens são avaliados três vezes por ano. “Sempre que recebemos o resultado da satisfação é realizada uma reunião de gestão para discutir item por item, com o objetivo de buscar soluções”, acrescentou Sampaio.

Ao todo, são avaliados 45 itens, divididos entre atendimento e serviços. A meta para cada item é de 90% de satisfação. Neste quadrimestre, todos os itens atingiram a meta.

Para as áreas em que são registradas críticas ou reclamações é estabelecido um plano de ação, no qual a resolução do caso deve ser apresentada até o quadrimestre seguinte.

Esse modelo de avaliação norteia uma produtividade anual que envolve uma média de 26 mil consultas ambulatoriais, quase 1,5 milhão de exames laboratoriais, bem como, a coleta e distribuição de mais de 50 mil bolsas de sangue.