Destaque Manaus

PAC Compensa completa 20 anos com mais de 1 milhão de atendimentos

PAC Compensa | Foto: Divulgação/ Sejusc
PAC Compensa | Foto: Divulgação/ Sejusc
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Manaus – Com mais de um milhão de atendimentos, a unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do bairro Compensa, zona oeste de Manaus, completa duas décadas de existência nesta sexta-feira (18/09).

O espaço, inaugurado no dia 18 de setembro de 2000, funciona na avenida Brasil e chegou a atender diariamente, antes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), 1.500 pessoas.

O PAC Compensa é responsável por atender a demanda de bairros como Compensa, Santo Antônio, São Raimundo, São Jorge e adjacências. O local possui aproximadamente mil metros quadrados e comporta serviços de emissão de 1ª e 2ª via de RG, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Finanças (Semef), Polícia Civil, Correios, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Junta Militar, Fotocopiadora, Bradesco e postos das concessionárias Águas de Manaus e Amazonas Energia.

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, explica que o PAC Compensa é um dos mais antigos da capital e tem papel fundamental no processo da cidadania. Segundo ele, o Governo do Estado vem cumprindo o seu papel de descentralizar os serviços e levá-los para todas as zonas da capital e também ao interior do Amazonas.

De acordo com o secretário executivo de Cidadania da Sejusc, Joel Silva, a unidade representa uma proposta bem-sucedida de política pública de Cidadania.

“É um PAC que atende a geografia geral da região oeste. Hoje a utilidade pública é significativa. Conseguimos alcançar nossos objetivos com mais de 1 milhão de atendimentos nesses 20 anos do PAC Compensa. É um orgulho para o Estado do Amazonas, cidade de Manaus e para a zona oeste”.

A coordenadora dos PAC’s, Katianne Almeida, destacou que, com a pandemia, o PAC Compensa atende 350 pessoas por dia, respeitando todas as determinações de organismos estaduais, nacionais e internacionais. Ela afirma que o PAC Compensa é muito importante para todas as pessoas que moram na zona oeste da capital.

Estreia – Ao todo, a Sejusc coordena 13 unidades do PAC, sendo 9 na capital e 4 em outros municípios: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins. A primeira unidade do PAC foi inaugurada no dia 20 de março de 1998, no bairro São José, na zona leste. Desde 2006, quando os atendimentos passaram a ser quantificados, até dezembro de 2019, já foram realizados mais de 38 milhões de atendimentos em todo o Amazonas.