Manaus

Obra emergencial na avenida Mário Ypiranga alcança 45% de execução

Fotos – Valdo Leão / Semcom
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Manaus – A obra emergencial da Prefeitura de Manaus na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, já alcança os 45% de execução. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizou a retirada da tubulação danificada, com aproximadamente 40 anos de instalação e sem manutenção periódica, e a área erodida já foi totalmente escavada, para implantação da nova rede de drenagem profunda com tubulação mais resistente e em estrutura metálica.

Segundo o secretário da Seminf, Kelton Aguiar, as equipes de técnicos, operários e maquinário trabalham intensamente todos os dias até as 22h, para atender a emergência da finalização da obra.

“Compreendemos que os transtornos na avenida impactaram o caminho de muitas pessoas, porém foi necessário interditar a área para execução da obra. O prazo é o mesmo do início do serviço, mas estamos empenhados em concluir o quanto antes”, afirmou.

Os serviços na avenida Mário Ypiranga Monteiro eram executados desde o mês de outubro, quando foi identificada a necessidade de troca da tubulação de uma rede de drenagem antiga. Inicialmente, os trabalhos eram feitos de maneira subterrânea, com a troca da tubulação com mais de 40 anos por novas estruturas, de maneira gradual e sem interferência no trânsito.

Devido ao aumento das chuvas, a rede antiga não suportou a pressão das águas e cedeu. Por medida de segurança, pela instabilidade do terreno, o prefeito Arthur Neto determinou a completa interdição da via e o trabalho, que seria subterrâneo, passou a ser feito com a abertura de vala.

Trânsito

Enquanto a recuperação da via estiver em andamento, a área ficará interditada, com sinalização de cones para demarcação. Agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) permanecerão no local, para monitorar o tráfego e orientar condutores sobre os desvios. Fiscais de transporte coletivo ainda atuaram nos pontos de ônibus, para informar aos usuários sobre as mudanças temporárias nas rotas de dez linhas de ônibus, que transitavam no trecho interditado.

Moradores dos condomínios e trabalhadores das empresas e órgãos públicos da área interditada estão com os acessos garantidos. O canteiro central da Mário Ypiranga Monteiro, próximo ao trecho em obras, foi retirado para facilitar a manobra dos condutores que se deslocam no trecho interditado. Enquanto a recuperação da via estiver em andamento, a área ficará interditada, com sinalização de cones para demarcação.