Saúde

Novos Tomógrafos são entregues aos Hospitais João Lúcio e Francisca Mendes em Manaus

Tomógrafo Novo. Foto: Rodrigo Santos/ SES-AM
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Rede de assistência ganha reforço de equipamento para a realização de exames de média e alta complexidade

Como parte das ações de reestruturação da rede de saúde do Amazonas, na manhã desta quarta-feira (30/09), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) entregou dois novos tomógrafos para o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio e para o Hospital Universitário Francisca Mendes.

Além dos dois equipamentos entregues hoje, o tomógrafo do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto também passou por manutenção e já está em funcionamento e um tomógrafo na Fundação de Medicina Tropical (FMT), já encontra-se em testes. Com os novos equipamentos, a rede de assistência contará com oito aparelhos e ganhará em qualidade, melhorando o atendimento oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde do Estado (SUS).

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, falou sobre a importância das entregas.

“Os tomógrafos que foram substituídos eram muito antigos, com mais de dez anos de vida útil, que apresentavam problemas e agora, vamos ter, finalmente, uma rede funcionando a pleno vapor e com equipamentos de ponta”.

A entrega dos tomógrafos recém-adquiridos faz parte da aquisição feita pela SES-AM de quatro novos equipamentos. Os próximos hospitais a receberem serão o HPS 28 de Agosto, que passará a contar com dois tomógrafos, e o Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo.

No HPS João Lúcio, o novo tomógrafo vai substituir um antigo que possui mais de 12 anos de uso. O equipamento vai suprir a demanda da unidade, referência em politrauma e neurocirurgia, que realiza em média de 150 a 180 exames desse tipo diariamente. Com a instalação do novo aparelho, o hospital voltará a ter dois tomógrafos para atender os usuários.

“É um ganho muito grande para o hospital. Com ele, vamos poder atender nossa maior demanda, que são os pacientes neurológicos”, comemora a coordenadora do Setor de Exames do HPS João Lúcio, Karoline Frank.

A previsão é que, a partir de 13 de outubro, o novo tomógrafo já esteja sendo utilizado pelos usuários. Após a entrega, uma equipe do fabricante fará a instalação do equipamento e os servidores do setor de imagem receberão treinamento e orientações sobre o manuseio do tomógrafo.

Francisca Mendes – Referência em cirurgia cardíaca, o Hospital Francisca Mendes também recebeu um tomógrafo de última geração, que permitirá realizar exames cardiovasculares mais específicos. O novo equipamento, com 64 canais, vai reforçar o atendimento dos pacientes que realizam tratamento na unidade.

O hospital realiza, em média, cerca de 120 tomografias por dia e, no último mês, teve um aumento na demanda devido ao atendimento dos pacientes de outras unidades.