Destaque Esportes | AM

No Dia das Crianças, Governo do Amazonas e CBF levam alunos da rede estadual para o treino da seleção brasileira

Projeto "Gol do Brasil" Dia das Crianças Governo do Amazonas CBF Seleção Brasileira
Foto: Diego Peres
Escrito por Zukka Brasil | AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhou, nesta terça-feira (12/10), Dia das Crianças, 150 estudantes da rede pública estadual, previamente credenciados, que foram assistir ao treino da seleção brasileira masculina de futebol. Na ocasião, ele anunciou que o Governo do Amazonas, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), implantará no estado o projeto “Gol do Brasil”, voltado a crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade.

O treino ocorreu no Estádio Ismael Benigno, a Colina, no bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus. A ida dos alunos ao treino é uma parceria entre Governo do Estado, CBF e Federação Amazonense de Futebol (FAF). A seleção brasileira joga em Manaus pelas eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022, na próxima quinta-feira (14/10). A partida é promovida pela CBF com apoio do Governo do Amazonas.

“É muito simbólico esse jogo da seleção brasileira e, aqui, deixo o meu agradecimento à CBF, ao empenho que todos os envolvidos tiveram, ao empenho da nossa equipe de segurança, da Fundação de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, de todos os servidores do Estado e da Prefeitura de Manaus envolvidos na realização desse grande evento. É muito simbólico, é muito importante. Isso mostra o quanto o Amazonas conseguiu evoluir no combate à pandemia e mostra que nós estamos no caminho certo de retorno à normalidade das nossas vidas”, disse o governador.

Alunos – Para acompanhar o treino, foram selecionados estudantes obedecendo aos critérios estabelecidos pelas orientações pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Desse total, 10 são estudantes da educação especial. Os critérios para escolha das crianças foram: maiores de 12 anos; estudantes com a primeira dose da vacina; bom desempenho escolar e frequência regular.

Por determinação do governador Wilson Lima, também foi definido que a escolha para assistir ao treino incluiria estudantes de 10 escolas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social, já que o esporte contribui para o combate da violência e dependência química.

Gol do Brasil – Segundo Wilson Lima, ainda neste mês, no Rio de Janeiro, haverá a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a CBF para a implementação do projeto “Gol do Brasil” no Centro Educacionais de Tempo Integral (Ceti) que está sendo construído, pelo Governo do Estado, na antiga ocupação Monte Horebe, e também no município de Autazes. Mais de 240 alunos em situação de vulnerabilidade social serão beneficiados.

O “Gol do Brasil” é norteado por habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e promove atividades para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Professores da rede estadual serão capacitados pela CBF para realização projeto.