Destaque Meio Ambiente | AM

No Dia da Amazônia David Almeida enfatiza campanha de conscientização e combate à queimada

Dia da Amazônia David Almeida Combate à queimada Prefeitura de Manaus
Foto: Altemar Alcântara
Escrito por Zukka Brasil | AM

Durante ação da campanha “Blitz Manaus Sem Fumaça: diga não ao fogo!”, realizada pela Prefeitura de Manaus na faixa liberada do complexo turístico Ponta Negra, neste domingo, 5/9, em comemoração ao Dia da Amazônia, o prefeito David Almeida enfatizou a importância da integração entre as ações da gestão municipal em prol da educação ambiental e saúde do cidadão, com campanha de conscientização e combate à queimada.

“A nossa Secretaria de Meio Ambiente está realizando a entrega de mais de 800 mudas frutíferas e ornamentais, em comemoração ao Dia da Amazônia. A ação começou na sexta-feira, com a entrega de três mil mudas na zona Leste e neste domingo de esporte, atividade física, ambiental e mental, nós estamos trabalhando a conscientização das pessoas para preservação do nosso bioma amazônico”, destacou Almeida.

A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), com atividades voltadas, tanto para terceira idade quanto para adultos, jovens e crianças.

O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, relembrou a programação especial em alusão ao Mês do Meio Ambiente, “Junho Verde”, quando aconteceram mesas-redondas, plantio e distribuição de mudas de plantas, ação educativa de combate às queimadas e intervenções artísticas em parques, bairros e unidades de conservação.

“Essa é uma solicitação do prefeito, que quer arborizar a cidade inteira, e hoje é o dia dedicado à Amazônia. Em junho já tivemos o ‘Junho Verde’, com várias ações, e agora intensificamos. O prefeito David Almeida quer todas as secretarias unidas, juntas, para que possamos levar esse trabalho à população de Manaus. Com isso, incentivamos as pessoas a plantarem e as sensibilizamos contra as queimadas”, disse Araújo.

A professora de educação física e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Árvores do Asfalto, Samara Feitoza, deixou sua mensagem a respeito da importância da conscientização da população e das ações da prefeitura.

“É uma ação muito legal e importante, por conta de preservar os espaços que nós já temos. Sobre a importância de se estar em um ambiente arborizado, melhora a visualização da cidade e a qualidade de vida das pessoas. Além disso, Manaus precisa ser exemplo e levar para outras cidades e Estados essa conscientização, para cuidar dos espaços, das florestas. E com a distribuição de mudas, a gente acaba levando essa consciência para dentro de nossa casa”, destacou.

Disque denúncia

A Semmas disponibiliza, para contato e denúncias sobre queimadas em quintais de casas, o número 98842-2161. Para incêndios e grandes queimadas, o número do Corpo de Bombeiros é o 193.