Natura Musical confirma edital para a partir de julho

Dona Onete | Natura Musical | Foto: Divulgação
Dona Onete | Natura Musical | Foto: Divulgação

Música – O Edital Natura Musical 2020 está confirmado e acontecerá no segundo semestre. A previsão é de que as inscrições sejam abertas entre os meses de julho e agosto, com foco em artistas, bandas e projetos de fomento à cena que já atuam profissionalmente no mercado da música.

O edital receberá projetos em âmbito nacional e seleções regionais para os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Pará.

Neste momento de tantas restrições no setor cultural, o Edital Natura Musical 2020 está passando por uma revisão de escopos, formatos e processos de seleção para atender de maneiras ainda mais efetiva as novas demandas do mercado da música. Em seu histórico, Natura Musical já patrocinou a gravação de discos, turnês, apoio a casas de cultura, projetos de impacto social e documentação de cenas locais, que tenham como fio condutor a música.

“A cultura é um vetor de transformação e, com a crise gerada pela pandemia causada pelo novo coronavírus, se tornou um grande desafio para todos nós. Por isso, ao olhar o edital deste ano, o contexto de Brasil, o contexto das demandas que estão surgindo neste momento para a indústria cultural e para a economia criativa da música, foi preciso nos provocar e repensar alguns pontos para mantermos a relevância do nosso edital”, explica Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding. “Em breve abriremos as inscrições para um processo de seleção completamente digital”, completa.

Em 2020, o programa Natura Musical completa 15 anos de atuação e impacto positivo no setor cultural.

“Acredito que quando a gente tem uma ambição de mudar o mundo, de tornar o mundo mais bonito, temos que saber que essa mudança não vai acontecer do dia para a noite. Essa mudança vai acontecer numa perspectiva de médio e longo prazo. Então ao olhar a trajetória do Natura Musical é um motivo de orgulho porque materializa o que foi definido há 15 anos”, ressalta Fernanda.

No total, já foram investidos R$ 159 milhões no patrocínio de 467 projetos, impactando diretamente 1,8 milhão de pessoas.

Atualmente, o Natura Musical tem 75 projetos ativos de artistas, bandas e fomento à cena além da parceria com festivais e da manutenção da Casa Natura Musical, em São Paulo.

Em 2019, para projetos com execução em 2020, foram investidos no Natura Musical aproximadamente R$ 14 milhões – sendo R$ 8 milhões advindos de recursos próprios.

Segundo pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas, a cada R$ 1 investido em cultura pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o retorno para a economia gira em torno de R$ 1,59. Se fizermos essa mesma relação para o investimento total de Natura Musical (considerando outras leis de incentivo e verba própria), o impacto total para o mercado da música no Brasil em 2020 é estimado em R$ 22,2 milhões.