Política | AM

“Não é momento de cutucar ninguém” afirmou Omar Aziz sobre mais uma fala polêmica contra chineses do presidente Jair Bolsonaro

Senador Omar Aziz | Foto: Reprodução
Senador Omar Aziz | Foto: Reprodução
Escrito por Zukka Brasil

“Nós estamos nas mãos do chineses para trazer o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). Nós não temos produção de IFA aqui. E nem vamos ter tão cedo. A gente depende da Índia para alguns insumos. Depende da China para outros insumos. Não é momento de a gente cutucar ninguém”.

Com essas palavras o presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou nesta quarta-feira (05) que a declaração mais recente do presidente Jair Bolsonaro sobre a covid-19 “vai piorar” a obtenção, pelo Brasil, de insumos contra a doença.

Mais cedo, nesta quarta, ao discursar em um evento, Bolsonaro disse que “ninguém sabe” a origem do vírus da covid, mencionou o termo “guerra química” e indagou:

“Será que não estamos enfrentando uma nova guerra?”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é “extremamente improvável” que o vírus tenha atingido humanos após incidente em laboratório.

O QUE DISSE BOLSONARO 

“É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou nasceu por algum ser humano ingerir um animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem o que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu o seu PIB? Não vou dizer para vocês”, afirmou Bolsonaro no evento.

O QUE DISSE OMAR AZIZ  

“Eu acho que essa situação nossa em relação a ter insumos vai piorar com essa declaração hoje [quarta-feira]”, acrescentou Omar.