Destaque Saúde | AM

Meta Superada !! 90% dos trabalhadores da saúde já estão vacinados contra Covid-19 em Manaus

Vacinação Manaus Covid-19 Profissionais de Saúde
Vacinação em Profissionais de Saúde | Foto: Ruan Souza
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Com 57,3 mil trabalhadores da saúde já vacinados com a primeira dose contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus superou, neste fim de semana, a meta de vacinar 90% deste grupo prioritário na capital. A população estimada de trabalhadores da saúde em Manaus é de 63,3 mil pessoas e a meta era vacinar, no mínimo, 56,9 mil deles.

A campanha de imunização, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi iniciada no dia 18 de janeiro e os profissionais que atuam diretamente na assistência à saúde foram os primeiros a ser vacinados, seguindo as prioridades estabelecias pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Para o prefeito Davi Almeida, o resultado, que confirma a liderança de Manaus no ranking de vacinação, reflete o acerto da campanha na capital e o compromisso de gestores e técnicos na garantia da organização e descentralização dos postos de atendimento, do acesso facilitado e do controle da imunização dentro de padrões de eficiência.

A secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins, informa que a meta de 90% é estabelecida pelo Ministério da Saúde para todos os grupos populacionais prioritários.

Além desses, os postos de vacinação continuam a receber os que já estão prontos para a segunda dose.

O agendamento está sendo feito de modo eletrônico pelo Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/) e até o momento, 17,5 mil trabalhadores da saúde já concluíram o esquema vacinal, com o recebimento das duas doses.

Pessoas idosos

Manaus também já alcançou a meta de vacinar 90% dos idosos de 80 anos ou mais e se aproxima desse percentual nas demais faixas de idade contempladas até o momento. Entre os que têm 80 anos e mais, 18,4 mil já receberam a primeira dose da vacina, 189 acima da meta de 90% (18,2 mil). Nas demais faixas, foram vacinados 15,6 mil idosos de 75 a 79 anos, ou 93,5% da meta; e 26,1 mil de 70 a 74 anos, o que corresponde a 93,2% da meta.

Reunindo todas as faixas, a Semsa quer alcançar 62,9 mil pessoas com idade igual ou maior que 70 anos. Destas, já vacinou 60,5 mil, restando apenas 4% de idosos a serem vacinados.

Os novos grupos começam a ser vacinados nesta segunda-feira, 1/3, abrindo a nova etapa da campanha de imunização na capital. As novas doses de CoronaVac e de AstraZeneca, recebidas pelo município são destinadas à cobertura de 100% da faixa etária de 65 a 69 anos (47,5 mil pessoas) e de 10,2% da faixa de 60 a 64 anos (6,9 mil pessoas). Nove postos começam a ser receber esse público a partir das 9h.

O atendimento será de segunda a sábado, com um dia para cada idade, começando com os de 69 anos na segunda-feira e terminando com os de 65 na sexta-feira, 5/3. O sábado será para o atendimento dos que não puderam ir aos postos nos dias anteriores e na semana seguinte será aberto o atendimento do grupos dos que têm entre 60 e 64 anos.

Para saber a hora e o local onde será vacinado, os usuário de 60 a 69 anos devem consultar o Imuniza Manaus. Os que ainda não fizeram o cadastro no sistema, ainda podem fazer e entrar na agenda, ganhando tempo e mais comodidade na hora da vacinação. Os que não conseguirem acesso ao sistema, devem procurar o posto de vacinação mais próximo do seu local de moradia.