Oportunidades | RR Roraima

Mês de julho apresentou crescimento na taxa de empregos formais em Roraima

Novos Postos de Trabalho - Sine RR - Foto arquivo Secom
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

 Enquanto que nos meses de abril e maio a taxa de empregos formais em Roraima se manteve negativa devido à crise econômica provocada pela pandemia da COVID-19, no mês de julho o número de novas contratações teve um saldo positivo. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, revelam que foram criados 119 novos postos de trabalho em Roraima.

De acordo com o secretário adjunto da Seplan (Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento), Fábio Martinez, as novas contratações de pessoas com carteira assinada são reflexo de vários fatores. Um deles tem a ver com a boa gestão do Governo estadual.

“O Governo de Roraima tem feito um bom trabalho, honrando com seus compromissos financeiros como o pagamento dos servidores públicos do Estado. Com isso, os empresários se mantém confiantes com a circulação do dinheiro. O otimismo com os investimentos permite a abertura de novos postos de trabalho”, explicou.

Os meses de janeiro (+346), fevereiro (+706) e março (+206) apresentaram um índice positivo este ano. Já nos meses de abril (-1.208) e maio (-403) o saldo foi negativo. Somente a partir dos meses de junho (+5) e julho (+119) é que foram registradas novas contratações de pessoas com carteira assinada.

Setores com maior número de contratações.

Conforme o Caged, praticamente todos os grandes setores de atividades econômicas de Roraima registraram saldo positivo no mês de julho. O comércio criou 120 novos postos de trabalho formal, o de serviços 50, a agropecuária 13 e a indústria 18. Martinez lembrou que apenas o seguimento de construção teve uma redução de menos 82 postos de trabalho.

“Se somarmos a quantidade das vagas de empregos formais criadas pelos setores que apresentaram salto positivo no mês de julho e subtrairmos com quantidade de vagas perdidas pelo setor da construção, teremos um saldo de 119 empregos criados”, esclareceu.

Contabilizando o número de contratações de janeiro a julho deste ano, o setor de serviços foi o que mais contratou, chegando a 148 novos postos de trabalho com carteira assinada. “Este resultado positivo se deve às contratações nas atividades de vigilância e segurança privada”, mencionou o secretário adjunto da Seplan.

Cantá foi o município roraimense que mais criou postos de trabalho de janeiro a julho de 2020. Segundo Martinez, o número de contratações apresentou um saldo de 199 novos empregos. “O saldo positivo no Cantá se deve principalmente às contratações nas atividades de limpeza, que geraram 159 novos empregos no município”, informou.

Sine-RR registra aumento no número de captações de novas vagas de trabalho

Para facilitar o acesso da população ao mercado de trabalho, o Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), atua na intermediação das contratações pelo Sine-RR (Sistema Nacional de Emprego). Os dados mostram que houve um aumento no número de captações de novas vagas de emprego. Enquanto que em 2019 foram captadas 569 vagas, em 2020 a quantidade foi de 919.

Claudenir da Silva, que está há seis meses a procura de um emprego, foi chamado pelo Sine-RR para pegar a sua carta de encaminhamento e concorrer a uma vaga de auxiliar de produção. “Fui bem recebido pela equipe que realizou meu cadastramento na vaga de emprego que surgiu. Agora, eu vou para a entrevista de emprego na empresa que irá realizar a contratação. Estou muito confiante de ser chamado para trabalhar”, disse.

A chefe de divisão de Seguro-desemprego, Nayara Coutinho, disse que o Sine-RR atuou de maneira efetiva para que as pessoas continuassem a ter acesso ao mercado de trabalho mesmo em meio à pandemia. “Seguimos com a captação de vagas de emprego. Inclusive, percebemos que apesar da pandemia houve um aumento significativo quanto ao número de captações de novos postos de trabalho. No acumulado do ano, a área de construção civil foi uma das que mais contrataram, assim como o segmento de supermercados que se instalaram no Estado”, afirmou.

Para facilitar a recolocação dos profissionais no mercado de trabalho, o Sine-RR conta também com o aplicativo o Sine Fácil que pode ser baixado pelo aparelho celular de sistema Android ou IOS. Segundo Nayara, a plataforma digital tem contribuído muito para que novas contratações sejam efetivadas.

“No período de pandemia, a plataforma permitiu que as pessoas pudessem realizar o seu cadastro para concorrer a uma das vagas de empregos ofertadas pelo Sine-RR. Pessoas com deficiência, do grupo trans e jovens que buscam o primeiro emprego são bem assistidos pelo nosso atendimento, que realiza os encaminhamentos para as contratações”, destacou.

O Sine-RR é responsável por captar novas vagas de trabalho. Atualmente, possui parceria com 200 empresas cadastradas no sistema. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, no prédio da Setrabes, localizado na Avenida Mário Homem de Melo, nº 2310, bairro Mecejana, em Boa Vista.

Secom – Jornalista: Rodrigo Santana