Meio Ambiente | AM

Meio Ambiente: Emporium Roma reciclará mais de 4 toneladas de materiais

Emporium Roma
Emporium Roma
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

O Posto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos instalado no Emporium Roma recebeu, de agosto de 2019, quando foi inaugurado, até janeiro deste ano, mais de 4 mil quilos de materiais para serem reciclados.

Embalagens de vidro, papelão, pet, entre outros, ganharam a destinação correta, por meio das cooperativas de catadores.

O posto é uma parceria do supermercado com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Dos 4 mil quilos de resíduos, 228 foram de pets, 1.604 de papel e papelão, 92 de tetra pack, 96 de metal, 1.037 de vidro e 45 de isopor. O material beneficia diretamente grupos de catadores.

O secretário da Semulsp, Paulo Farias, comemora os resultados e os impactos positivos da presença de um PEV em um supermercado tão movimentado da cidade.

“Ter um posto de entrega em um local como esse é muito importante. O que queremos é uma mudança de atitude da população, a partir da coleta seletiva. Os resultados serão ainda melhores em médio prazo”, disse o secretário, ressaltando a importância da iniciativa privada de Manaus em cumprir o que determina a Lei 12.305 e os Acordos Setoriais da Logística Reversa.

As empresas, diz ele, precisam assumir a sua parte na responsabilidade dos resíduos e o cidadão também. “Por isso, essa iniciativa representa um avanço muito grande para Manaus”, garantiu.

O gerente do Emporium Roma, Michel Harisson, ressalta que o PEV tem chamado atenção dos clientes e impactado positivamente entre os consumidores.

“Já é possível perceber uma mudança de hábitos, com pessoas que periodicamente vêm até o supermercado para deixar os seus resíduos para reciclagem”, relatou.

Ele explica que a equipe do Emporium Roma tem feito um trabalho de orientação e incentivo para que os consumidores mudem os hábitos e passem a fazer a separação do lixo que pode ir para a reciclagem.

“É uma iniciativa simples e que contribui significativamente com o meio ambiente, além de ajudar também na geração de empregos de milhares de famílias que atuam nessa área”, frisou.

Por meio do PEV, os materiais recicláveis fazem o caminho de volta até os fabricantes para, enfim, dar vida a outros produtos, passando pelos catadores, até chegar novamente às fábricas.

Antes de entregar para reciclagem, a orientação é para que as pessoas façam a higienização com água das embalagens tipo latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Papeis devem estar secos, podem ser dobrados, mas não devem ser amassados. Caso tenha vidro quebrado e outros materiais cortantes, o ideal é embrulhar em papel grosso do tipo jornal ou colocá-los em uma caixa para evitar acidentes.

Com informações a assessoria