fbpx
Manaus

Totalização dos votos encerrada para novos conselheiros tutelares em Manaus

conselheiros tutelares
Redação
Escrito por Redação

Encerrou-se às 2h desta segunda-feira, 7/10, a apuração para a escolha dos novos conselheiros tutelares da cidade.

No total, foram eleitos 45 conselheiros tutelares e 90 suplentes, que irão trabalhar para garantir os direitos de crianças e adolescentes em cada zona da cidade. A relação dos eleitos por zona pode ser conferida no site http://sistemas.semasc.manaus.am.gov.br.

A computação dos votos teve início às 18h, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, localizado na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste.

Cada uma das nove zonas da cidade, elegeu por voto popular cinco conselheiros titulares e dez suplentes.

O início da apuração, com a “zerésima”, também foi registrado por live no Facebook, assim como o encerramento do pleito, garantindo lisura e transparência no processo.

Total apuração

Foram apuradas 495 urnas eletrônicas distribuídas em 126 escolas na zona urbana e 19 na zona rural.

O resultado foi aferido por dois auditores do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que acompanharam a chegada de dados dos Boletins de Urna (BUs).

“Os processos de votação foram tranquilos, tanto na zona urbana quanto na zona rural e nós do MPE-AM acompanhamos tudo desde o início para que todas as comunidades pudessem escolher os conselheiros que realmente atuem com o compromisso na infância, já que os novos conselheiros serão o braço direito do órgão, da Semasc. É um papel de fundamental importância”, pontuou a coordenadora das promotorias de infância e juventude do MPE-AM, Romina Carvalho.

O processo eleitoral do quadriênio 2020-2023 foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão deliberativo, vinculado administrativamente à Semasc.

A presidente interina do CMDCA, Ana Maria Carvalho, desejou votos de comprometimento dos eleitos com a sociedade. “Nós esperamos que os novos conselheiros estejam realmente comprometidos com a preservação dos direitos dessas crianças. Nós, do CMDCA, nos colocamos à disposição para recebê-los e ajudar em qualquer situação”, disse.

“Este ano nossa equipe atuou no empréstimo das urnas e todo o trabalho de acompanhamento da votação na sede da prefeitura. O Termo de Cooperação Técnica, assinado pelo desembargador João Simões e o prefeito Arthur Virgílio Neto, teve o objetivo de trazer mais lisura durante a apuração dos votos”, enfatizou o secretário de tecnologia da informação do TRE-AM, Rodrigo Camelo.

A posse dos conselheiros eleitos acontecerá no dia 10 de janeiro de 2020.

Olá !!
Somos da redação do Portal Zukka Brasil.

Clique abaixo e mande sua mensagem.
Esperamos por você !
Powered by