Destaque Saúde | AM

Manaus já possui vacina para 24.139 do total estimado de 67.694 de idosos de 60 a 64 anos, afirma David

Prefeito David Almeida | Foto: Dhyeizo Lemos
Prefeito David Almeida | Foto: Dhyeizo Lemos
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Que a vacinação em Manaus segue aos quatro ventos dando exemplo a todo o Brasil, tanto pela eficácia dos serviços prestados pela SEMSA como pelo alinhamento que David Almeida e Wilson Lima têm firmado com o Ministério da Saúde, não há duvidas.

Diante das 36.190 doses de vacina destinadas à capital na última remessa, feita pelo Ministério da Saúde ao Amazonas, vão garantir que a Prefeitura de Manaus imunize 35,7% dos idosos de 60 a 64 anos residentes na capital.

O percentual corresponde a 24.139 pessoas do total estimado de 67.694 pessoas desta faixa residentes no município. Eles integram os grupos prioritários da etapa atual da campanha municipal de vacinação contra a Covid-19, onde também estão os idosos de 65 a 69 anos, que começaram a ser vacinados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na última segunda-feira, 1º/3.

“É mais um avanço da nossa campanha, que agora chega aos idosos de 60 anos ou mais, quando a maioria dos municípios brasileiros ainda está na faixa etária dos 80, 90 anos”, assinala o prefeito David Almeida, destacando que a Semsa segue em ritmo acelerado, para cumprir a meta de vacinar 90% de todos os grupos para os quais a vacina já foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

“A meta já foi alcançada para os trabalhadores da saúde e para os idosos de 80 anos ou mais, e seguimos com os postos de vacinação em plena capacidade, para atender, junto com os novos grupos, os que ainda não se vacinaram dos grupos anteriores, além dos que já estão recebendo a segunda dose”.

Por não haver doses suficientes para a totalidade das pessoas nessa faixa etária, serão usados critérios para ordenar as prioridades de atendimento.

PARCIAL DO VACINÔMETRO

De acordo com informações do Vacinômetro municipal, até as 15h desta quinta-feira, 4/3, haviam sido vacinados 21.583 dos 47.564 idosos de 65 a 69 anos residentes em Manaus.