Manaus já aplicou 91% das primeiras doses de vacina contra a Covid-19

Vacinação Covid-19 | Foto: Valdo Leão / Semcom
Vacinação Covid-19 | Foto: Valdo Leão / Semcom

Manaus já aplicou, até o momento, 91% do total de 305,9 mil doses de CoronaVac e AstraZeneca enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) para vacinar os grupos prioritários com a primeira dose contra a Covid-19, na capital.

A informação, consolidada pela Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com dados atualizados até o último dia 14/4, mede o ritmo de utilização das vacinas nas populações contempladas pela campanha, incluindo idosos, trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e pessoas com doenças preexistentes que têm maior risco de morrer se forem infectadas pelo novo coronavírus.

De acordo com David, além da campanha seguir com rapidez, o município está cumprindo as metas em todos os grupos atendidos, com mais de 90% de pessoas vacinadas, por segmento.

“A cada semana a Semsa define um novo calendário de vacinação que leva em conta as doses disponíveis, a quantidade de pessoas já vacinadas por grupo e a ordem de atendimento de acordo com critérios técnicos”.

O estudo da Semsa também aponta que o município já usou 52% das 164 mil doses de CoronaVac destinadas à segunda dose.

“O saldo restante está reservado para os usuários que vão chegar, nesta e nas próximas semanas, ao prazo de 28 dias para completar o esquema de vacinação”, explicou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

As 12 remessas de vacina recebidas, até o momento, pelo município, somam 500.012 doses, sendo 343,2 mil de CoronaVac/Butantan e 156,7 de AstraZeneca/Oxford, incluídas as primeiras e as segundas doses.

Dados da plataforma, da manhã desta sexta-feira, 16/4, mostram que já foram aplicadas em Manaus 378,3 mil doses de vacina, das quais 287 mil primeiras doses e 91,2 mil segundas doses.