Manaus inicia hoje (10/5) imunização com a “preferida” vacina da Pfizer/Biontech em grávidas e puérperas

Secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe | Foto: Valdo Leão/SEMSA
Secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe | Foto: Valdo Leão/SEMSA

A partir de hoje, 10/5, Manaus começa a imunizar contra a Covid-19, gestantes e puérperas – mães com até 45 dias de pós-parto. Elas receberão a vacina da Pfizer/Biontech, apenas no posto de vacinação que funciona no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (rua Gandu, 119, Cidade Nova, zona Norte).

Inicialmente serão vacinadas as que tenham alguma das comorbidades descritas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

Segundo Dra. Shádia Fraxe, secretária municipal de Saúde, nesse primeiro momento a coordenação da campanha em Manaus teve que estabelecer essa prioridade, porque o quantitativo de doses  recebidas até agora, cerca de cinco mil, não é o suficiente para a população de grávidas e puérperas existentes na cidade.

“Nossa estimativa aponta que deve haver mais de 33 mil grávidas e puérperas na cidade e deste total, ao menos 4,2 mil das gestantes são de alto risco. Sensível a essa situação, o prefeito David Almeida orientou que esse grupo fosse o primeiro a ser atendido. Assim que recebermos mais doses, ampliaremos a imunização para todos os outros”, assegurou.

Só poderão receber a vacina as gestantes e puérperas cadastradas no Imuniza Manaus e com agendamento feito pelo sistema. A medida visa garantir a prioridade para as mulheres que, por apresentarem doenças preexistentes, têm maior risco de hospitalização e morte, se infectadas pelo novo coronavírus.

A vacina utilizada para a fase inicial de imunização das gestantes e puérperas será a Pfizer/Biontech, que já está armazenada na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), em ambiente climatizado nas condições de temperatura determinadas pelo fabricante.

O município também já recebeu os diluentes e as seringas necessárias ao preparo e aplicação do imunizante.