Destaque Saúde | AM

Manaus alcança 50% da população 100% vacinável contra a Covid-19

Manaus Vacinação Covid-19
Foto: SEMSA
Escrito por Zukka Brasil | AM

A Prefeitura de Manaus registrou na tarde deste sábado, 25/9, a marca de 50% da população vacinável com o esquema vacinal completo. São 893.820 pessoas que já tomaram as duas doses de um dos três imunizantes para os quais os laboratórios fabricantes indicam a necessidade de duas doses, ou a dose única, no caso da vacina Janssen.

A campanha de vacinação contra a Covid-19, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), acontece desde o dia 19 de janeiro. Até hoje, já foram aplicadas 2.432.500 doses, entre primeira, segunda, e, mais recentemente, a dose de reforço, que, no momento, é destinada a pessoas de 70 anos ou mais e tenham recebido a segunda dose há pelo menos seis meses.

O prefeito David Almeida usou as redes sociais para anunciar que metade da população da cidade apta a ser vacinada já está com a proteção assegurada.

“Chegamos a essa marca fantástica graças ao trabalho dos profissionais da secretaria de saúde, sob a coordenação da secretária Shádia Fraxe e toda sua equipe, e as demais secretarias envolvidas. Manaus tem muito a comemorar. É Manaus avançando na vacinação”, comemorou.

Neste sábado, nos 14 pontos de vacinação disponibilizados pela Semsa, foram aplicadas 16.434 doses. Do total de 1.785.793 pessoas que podem ser vacinadas, 86% já começaram o esquema vacinal, ou seja, receberam a primeira dose. A Semsa ainda aguarda cerca de 222 mil pessoas para iniciarem a imunização contra a Covid-19.

A secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, alerta, também, para a necessidade de quem ainda não foi receber a segunda dose comparecer a um dos pontos de vacinação.

“Ficamos muito felizes em poder anunciar que metade das pessoas que vivem em Manaus já estão com a proteção total. É para isso que nossas equipes vêm trabalhando, incansavelmente. Precisamos da colaboração de todos. Quem tomou a primeira dose, não importa que já tenha passado muito tempo do prazo, procure um ponto de vacinação. Se proteja e ajude a proteger a nossa cidade, a nossa população”, disse.

A consulta ao prazo para a segunda dose pode ser feita na plataforma Imuniza Manaus.