Destaque Política

Lula elogia Alckmin, mas segue à procura de um vice para 2022

Lula Geraldo Alckmin Eleições 2022
Foto: Reprodução/Instagram
Escrito por Zukka Brasil

Ainda sem confirmar que irá se candidatar à Presidência em 2022, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva não descartou uma aliança com o ex-governador de São Paulo do PSDB, Geraldo Alckmin.

A declaração foi feita nesta segunda-feira (15) durante a Conferência de Alto Nível da América Latina, promovida pelo bloco social-democrata, em Bruxelas, na Bélgica. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Lula disse que decidirá com relação à sua candidatura entre fevereiro e março. No entanto, nos bastidores, sua entrada na disputa já é dada como certa por aliados e adversários.

Sobre as especulações que estão sendo feitas, Lula chegou a dizer que já possui “22 vices e oito ministros da economia”, sem nem ainda ser candidato. “Não estou discutindo vice ainda, porque não discuti a minha candidatura. Quando eu definir ser candidato, aí, sim, vou sair a campo para procurar alguém para ser vice”, afirmou.

Os rumores com relação à aliança entre Lula e Alckmin se intensificaram nas últimas semanas. O ex-presidente afirmou ter “profundo respeito” a Alckmin. O ex-governador também adotou o mesmo tom. Na sexta-feira (12), Alckmin sinalizou que divergências do passado não seriam obstáculo para uma conversa com o PT.

Alckmin está de saída do PSDB, partido que ajudou a fundar, e negocia ingressar no PSB, PSD ou União Brasil.