Destaque Manaus

Juventude Manauara adere positivamente à vacinação contra a Covid em toda Manaus

Manaus Vacinação Covid-19
Foto: João Viana / Semcom
Escrito por Zukka Brasil | AM

Último grupo previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS), os jovens de 18 anos residentes em Manaus iniciaram a vacinação nesta quarta-feira, 21/7, e se emocionaram por participar da campanha promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que já vacinou mais de 1 milhão de pessoas na capital, desde o início do ano.

Nesta quarta-feira, o movimento nos postos de vacinação está sendo intenso, porém rápido em todas as zonas. No Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul, um dos principais pontos de vacinação contra a Covid-19 para pedestres, centenas de pessoas conseguiram tomar a primeira dose do imunizante.

A estudante de 18 anos, Ana Barbara de Lima, se emocionou ao relembrar da avó que morreu vítima de Covid-19

“Eu perdi uma avó para a Covid, e tomar essa vacina é muito gratificante, pois eu lembro dela, e também salva um monte de vidas. Espero que todos se vacinem. Eu queria agradecer a prefeitura, que agora a gente já pode se vacinar, e está fazendo essa intensificação”, destacou.

A gestão municipal segue cumprindo os critérios determinados no PNI, desde que foi apresentado em janeiro deste ano, quando a campanha de imunização iniciou. Naquele momento, a expectativa era de que a vacinação contra a Covid-19 avançasse na capital amazonense, primeiramente com os grupos prioritários, e posteriormente abrindo para população geral, o que aconteceu de maneira célere e eficaz, por isso ainda no mês de julho a cidade de Manaus pode comemorar a marca de segunda capital do Brasil que vacina a menor faixa etária, 18 anos.

O operador de caixa de uma rede de supermercados, Carlos Eduardo, de 18 anos, também deixou sua mensagem de agradecimento pela campanha de vacinação que está ocorrendo desde janeiro, e agora chegou para todas as faixas etárias contempladas no PNI.

“Agradeço a Prefeitura de Manaus por essa vacinação que já estava na hora de acontecer. Essa pandemia está afetando, tanto o social quanto o psicológico das pessoas, então a importância da vacina tem várias áreas, por isso se vacinar hoje é importante. Se você tem 18 anos ou mais, por favor venha se vacinar, que esse é um sinal de empatia”, comentou.

Dos 15 locais de vacinação funcionando neste dia de intensificação, sete são grandes pontos estratégicos e oito são Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e centros de apoio, distribuídos em todas as zonas, para facilitar o acesso da população.

Na UBS Dr. José Amazonas Palhano, bairro São José II, zona Leste, uma das unidades adicionadas à campanha devido ao dia de intensificação, a vacinação começou às 9h e se estendeu até as 16h. No local, a autônoma, Fernanda Noema Oliveira, 22, agradeceu pelo momento especial e deixou sua mensagem aos jovens.

“É uma dose de esperança. A gente está torcendo para todos se vacinarem e em breve estar 100% imunizado. Vacinas salvam vidas sim, e é importante, muito, se vacinar, ninguém aqui é sommelier de vacina para estar escolhendo vacina não, só tem essa, então tomem essa, gente, é muito importante”, explicou.

O Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), o Centro de Convenções Vasco Vasques e a Arena da Amazônia funcionarão até a meia-noite, sem intervalo.

Com informações de Maryane Maia