Política | AM

Josué Neto propõe Sessão Especial pelos três anos de existência do Grupo Corpo e Mente da FUnAti

Josué Neto
Josué Neto
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará uma Sessão Especial em Homenagem aos três anos de existência do ‘Grupo Corpo e Mente’ da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnAti/UEA). A solenidade é resultado de uma proposta do presidente da Aleam, deputado estadual Josué Neto. A data do evento ainda será definida.

O grupo, que conta com uma equipe de multiprofissionais gerontólogos, realiza atividades de apoio psicológico e nutricional para melhorar a qualidade de vida dos alunos da FUnAti.

“Esse grupo tem realizado um brilhante trabalho com os alunos da FUnAti e merece o devido reconhecimento. São profissionais que estão há três anos alunos que apresentam, por exemplo, diabetes, pressão alta, obesidade. Um trabalho que melhora significativamente a saúde e o bem estar desses idosos”, afirmou Josué.

O Grupo Corpo e Mente seleciona alunos que apresentam sintomas que afetam as pessoas da terceira idade e os encaminham para participarem do programa oferecendo atividade física, estimulação cognitiva, acompanhamento médico, odontológico, nutricional, atendimento sócio assistencial e orientações gerais sobre assuntos que interferem diretamente na manutenção da qualidade de vida.

A finalidade segundo a instituição é promover mudanças de hábitos que influenciam negativamente na vida dos alunos, por meio de atividades em grupo e atendimento personalizado.

De acordo com a Coordenadora do Projeto, a psicóloga Francivânia Silva, o início da implantação do projeto não foi fácil. “No início foi difícil acreditar no projeto devido à resistência dos idosos. Para eles, a mudança da rotina, a adaptação a novos hábitos era muito pesada, mas com a ajuda psicológica e apoio dos profissionais do grupo, os idosos resolveram vestir a camisa”, disse.

Os alunos do Grupo também têm aulas práticas nutrição onde todos preparam seus alimentos de maneira saudável, para evitar doenças; Realizam caminhadas matinais, musculação e dança, com orientação de educadora física.

O aposentado Washington Barros contou que participar do grupo foi a melhor coisa que fez. “Eu comecei a participar desse grupo por que minha esposa participava, e no início, eu fui somente para acompanhá-la. Pouco depois resolvi aderir e deixei de ser sedentário. Passei a fazer caminhada, hidroginástica e musculação”. “Perdi com isso 3 quilos, e essa atividade física, juntamente com os medicamentos, me ajudaram a normalizar minha pressão”, contou.

Atualmente o grupo atende 27 idosos. As atividades e os acompanhamentos de consultório são realizados diariamente, às 8h, na sede da FUnATI/UEA, localizada na Av. Brasil, s/n, bairro Santo Antônio.

Fundação

A FUnAti, antiga Unati, é resultado de uma proposta do deputado Josué Neto apresentada em 2007. Em julho do ano passado ela foi transformada em Fundação e desvinculada da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) passando a ter autonomia financeira e administrativa.