Um dos maiores nomes da natação amazonense em todos os tempos, o atleta Jefferson Mascarenhas, 52, recebeu a Medalha Ruy Araújo nesta segunda-feira, 16 de setembro, na Assembleia Legislativa do Amazonas.
Jefferson tem mais de quatro décadas de dedicação ao esporte do Amazonas. Fez nome principalmente na natação, modalidade na qual tem títulos relevantes das categorias de base ao máster, como em estaduais, regionais, brasileiros e travessias em águas abertas. Ainda nos esportes aquáticos, brilhou no polo aquático, e mais recentemente na maratona aquática.
“Eu tenho muito orgulho de ser autora essa medalha. É uma forma de reconhecer o trabalho e a sua dedicação ao esporte amazonense”, justificou a deputada em seu pronunciamento, acrescentando que conhece o homenageado desde a infância. “Conheço o Jefferson desde que eu era criança, nos tempos em que eu frequentava o antigo Guanabara e o Jefferson dava aula naquela piscina”.
Alessandra disse que as conquistas de Jefferson nas competições o credenciaram a receber a Medalha Ruy Araújo. Ela enumerou diversas vitórias do nadador em campeonatos amazonenses, brasileiros e regionais. Aos 13 anos, Jefferson Mascarenhas foi o mais jovem vencedor da Travessia Almirante Tamandaré, em 1979. Entre tantos feitos, foi também o primeiro amazonense medalhista nos Jogos Escolares Brasileiros, em 1983. Com 22 anos, no Rio de Janeiro, foi bronze no Troféu Brasil de Natação nos 50m livre, competição vencida pelo renomado medalhista olímpico Gustavo Borges.
“O Jefferson sempre levou de forma muito positiva o nome do Amazonas para fora do Estado. Os familiares dele que estão aqui eu tenho certeza que se orgulham também. Essa medalha, Jefferson – embora cada pessoa mereça a sua medalha -, eu quero reconhecer aqui o trabalho de muitos que como você se dedicaram ao esporte e muitas vezes são esquecidos”, disse Alessandra.
Jefferson Mascarenhas subiu à tribuna para agradecer seus familiares e amigos presentes. Citou os primeiros treinadores de sua carreira, dentre os quais os irmãos Taner e Tales Verçosa, além de Orleans Nobre, Tio Hélio, Odir e outros. Dois deles, Alfredo Jacaúna e Aly Almeida, estavam na Casa e ouviam atentamente as considerações do homenageado.
O campeão relembrou suas façanhas nas piscinas e enfatizou que ainda tenho um sonho a realizar, que é ganhar uma medalha num Mundial de Natação Máster.
“Nós temos uma trajetória grande também na natação máster. Ganhamos muitos títulos, graças a Deus, mas eu digo que o único título que falta na natação é o de campeão mundial máster. Essa medalha não veio, mas eu também ainda nunca fui disputar por uma questão de estrutura”, comentou Mascarenhas.
Para Jefferson, a homenagem da Assembleia não é um reconhecimento pessoal e sim de todas as pessoas que militam no esporte amazonense. Ele dividiu a medalha com seus colegas da natação e também com praticantes de outras modalidades.
“Eu estou aqui representando uma modalidade, que é a natação, que tantos e tantos títulos já trouxe para o Estado do Amazonas. Muito obrigado, deputada Alessandra Campêlo”, disse Jefferson.