Destaque Economia | RR Roraima

Ipem-Roraima inaugura nova sede na próxima sexta-feira, 4.

Nova Sede Ipem -RR - foto Fernando Oliveira
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Economia/RR – Iniciada ainda no período de intervenção federal, em dezembro de 2018, a obra da nova sede do Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima) está finalizada. A inauguração da nova sede ocorrerá na próxima sexta-feira, 4, às 16h.

Segundo a presidente do Ipem-RR, Isabella Dias, a inauguração da nova sede é uma grande conquista para os servidores e para a sociedade em geral.

“O Ipem-RR realiza as suas atividades há 17 anos, mas não tinha uma estrutura adequada para os servidores desenvolverem seus trabalhos com qualidade e atender ao público com todas as atividades que oferecemos”, disse Isabella.

A construção da nova sede foi iniciada na gestão de Antonio Denarium como interventor do Governo Federal em Roraima.

“Em menos de dois anos da gestão do Governador Antonio Denarium, o Ipem trabalhou para erguer, estruturar, e finalizar o novo prédio”, pontuou a presidente do Ipem-RR.

Segundo o governador Antonio Denarium, proporcionar obras que beneficiem a população é uma grande preocupação do Governo do Estado.

“Quando assumimos o Governo, essa obra era apenas um projeto. A nova sede do Ipem-RR foi uma das obras iniciadas em nossa gestão e agora temos o orgulho de inaugurar. Podemos ver que o Governo está aplicando corretamente o dinheiro público e esse é o resultado. O Ipem-RR vai poder trazer mais benefícios para a população. Até o final de 2020, vamos inaugurar mais de 20 novas obras”, afirmou o governador.

Obra custou R$ 3,1 milhões

Com recursos federais na ordem de R$ 3.144.405,18 vindos do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), através do então MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), a obra da nova sede só foi possível graças a uma comunhão de esforços do Governo do Estado, por meio do Ipem-RR e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).

Acomodada em um terreno com 4.900,00m², a nova sede do Ipem-RR terá mais de 50 salas, um auditório com capacidade para até 63 pessoas, laboratórios técnicos, caixa d’água com capacidade de 11 mil litros e cisterna (até 20 mil litros).

A nova sede conta ainda com espaços para videoconferência, estacionamento interno e externo, área gramada e banheiro para atendimento ao público, com acessibilidade. O prédio produz grande parte de sua própria energia, por meio de um moderno sistema de produção de energia solar, fazendo do Ipem-RR um dos primeiros órgãos públicos estaduais com essa tecnologia.

O Ipem-RR

O Ipem-RR é uma autarquia estadual e órgão delegado do Inmetro. Suas ações são planejadas e realizadas em consonância com o órgão nacional atendendo, assim, além de suas demandas locais, as ações especiais determinadas pelo Inmetro.

Com uma equipe formada por fiscais técnicos, o Ipem-RR realiza diariamente em todo o Estado operações rotineiras e especiais de fiscalização em balanças, bombas medidoras para combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares de barreiras eletrônicas, cronotacógrafo, estabelecimentos que comercializam produtos têxteis, botijões de gás LP, material escolar, brinquedos, itens do período de páscoa, decoração natalina, entre outros materiais e instrumentos.

O Ipem-RR foi criado em 16 de maio de 2003 pela Lei Estadual Nº 372, como uma entidade autárquica com personalidade jurídica de direito público, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com sede e foro na capital do Estado de Roraima.

O instituto tem por finalidade exercer as atividades relacionadas com a metrologia, bem com a normalização, a qualidade e a certificação de produtos e serviços, respeitando a legislação federal.

Sua atuação finalística é realizada por meio do Convênio Nº 15/2003, celebrado com o Inmetro. O convênio tem como objeto a cooperação técnico-administrativa, com delegação de competências pelo Inmetro, e de compartilhamento da receita pela realização das atividades delegadas, conforme planos de trabalho e de aplicação.

Secom Roraima – Jornalista Carla Morais