Destaque Roraima Saúde | RR

Interior de Roraima inicia programa de testes em massa do COVID-19 na população

Testagem em massa no interiorde Roraima. FotoÇ Ascom
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), iniciou a testagem da população do interior do Estado em parceria com os municípios. O trabalho começou na sede de Pacaraima, onde a campanha “Por Você e Por Todos – A Sesau não foge à luta” pretende testar 2 mil moradores. Ao longo desta semana, os municípios de Bonfim, Mucajaí e Cantá (sede e região da Serra Grande) também serão atendidos pela ação.

As equipes da CGAB (Coordenadoria Geral de Atenção Básica) chegaram cedo ao município e logo nas primeiras horas do dia iniciaram a testagem para a detecção da COVID-19. O resultou foi a testagem de mais de 240 pessoas somente no primeiro dia. De acordo com o secretário de saúde, Marcelo Lopes, o trabalho integrado com as prefeituras será fundamental para a realização das atividades no interior do Estado.

“Essa adesão das prefeituras me faz crer que estamos no caminho correto no trabalho de combate à pandemia e no reforço da atenção primária. Com esse apoio, teremos condições de construir o inquérito epidemiológico o mais breve possível e ter o quanto antes informações concretas e importantes para a tomada de decisão nos próximos meses. Essa é a maior preocupação do governador Antonio Denarium e estamos fazendo o nosso papel para que as propostas de trabalho sejam concretizadas”, esclareceu.

Para o secretário de Saúde do município Danilo Geovane, a parceira chega em boa hora para fortalecer o trabalho já realizado no interior.

“O governador está de parabéns e quero agradecer também o secretário Marcelo pelo apoio. Para nós, a chegada dos kits de testagem ajudará a ampliar a capacidade de detecção dessa doença e assim poderemos saber quantas pessoas já têm imunidade, bem como esse auxílio nos ajudará a ampliar a capacidade de monitoramento sobre a transmissão da doença no município”, agradeceu.

Testes serão realizados em todos os municípios

Todas as regiões do Estado serão atendidas. A expectativa é repassar aos municípios cerca de 78 mil testes rápidos. Entre  aqueles que já fizeram a retirada, estão Boa Vista, que recebeu 40.500 testes; Alto Alegre (3 mil), Amajari (2 mil), Bonfim (2 mil), Cantá (3 mil), Iracema (2 mil), Mucajaí (3,5 mil), Normandia (2 mil), Pacaraima (2 mil), Rorainópolis (5 mil), São Luiz (1,5 mil) e Uiramutã (2 mil).

O secretário de saúde do município de Mucajaí, Antônio Carlos Figueiredo, afirmou que a ajuda será fundamental para o auxílio aos moradores da região.

“Todos sabem das dificuldades que os municípios do interior enfrentam na hora da comprar testes rápidos. Essa ação do Governo de Roraima veio contribuir com a saúde dos moradores do município e para nós essa ajuda será fundamental para reforçar o combate à doença”, ressaltou.

A campanha de testagem em massa pretende alcançar 240 mil pessoas em todo o Estado.

“Temos superado uma etapa de cada vez e, para vencer essa pandemia, precisamos trabalhar juntos e somar as forças, independentemente de partido político, pois quem ganha é a população”, enfatizou o secretário Marcelo Lopes.

 

Com informações de Laís Muniz