Destaque Saúde | AM

Intensificação da vacinação chega a 28 mil doses aplicadas em nove horas de atendimento

Manaus Vacinação Covid-19 SEMSA
Foto: Camila Batista / Semsa
Escrito por Zukka Brasil | AM

Em pouco mais de nove horas da intensificação de vacina contra a Covid-19, promovida pela Prefeitura de Manaus nesta terça-feira, 29/6, foram aplicadas mais de 28 mil doses de imunizantes, uma média de 2,9 mil por hora nos 17 pontos de atendimento.

Desde as 18h, quando a imunização foi aberta oficialmente para o público de 28 anos em diante, mais dois pontos começaram a receber a população: o Centro de Convenções Vasco Vasques e a Arena da Amazônia.

Ainda nesta terça-feira, nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão vacinando, sendo sete até as 21h e duas até as 19h. Duas encerraram o atendimento às 16h. O Centro de Convenções de Manaus, o “sambódromo”, que iniciou as atividades às 9h, funcionará por 33 horas seguidas, até as 18h desta quarta-feira, 30. O Centro de Convenções Vasco Vasques e a Arena da Amazônia estarão atendendo das 18h de terça-feira até as 18h de quarta-feira, com 24 horas de atendimento direto.

“Estamos em ritmo acelerado, para que cada vez mais pessoas recebam a primeira dose da vacina, e depois, nos intervalos de cada laboratório, a segunda dose e assim termos toda a população apta a ser vacinada, protegida das complicações da Covid-19. Esse é o nosso propósito e sempre que possível, havendo doses suficientes, avançaremos nas idades. Repito: temos pressa. Queremos o nosso povo vacinado o mais rápido possível”, salienta o prefeito David Almeida, que vem acompanhando a evolução da campanha de vacinação, por meio do “Vacinômetro” municipal.

Público

Além das pessoas de 28 anos e mais da população em geral, também estão sendo vacinadas pessoas que podem receber a segunda dose da vacina, de acordo com o prazo entre as doses (28 dias para a CoronaVac e 84 dias para a AstraZeneca). As segundas doses de CoronaVac continuam a ser oferecidas exclusivamente no ponto que funciona no parque municipal do Idoso, e as de AstraZeneca estarão disponíveis apenas nas UBSs.

Com a intensificação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) chega a 1.126 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas desde o início da campanha, no dia 19/1. Deste total, 813.428 são primeiras doses e 312.910 segundas doses.

“Nossas equipes estão preparadas e aguardando as pessoas que já podem tomar a vacina. Nossas estruturas foram organizadas de modo a atender a esse público com segurança e tranquilidade, inclusive em horários alternativos, como à noite e durante a madrugada”, informa a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

Para esta quarta-feira, 30, a Semsa vai manter o esquema de funcionamento das unidades.