Saúde | AM

Instituto da Criança amplia leitos de UTI

leitos instituto da criança
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Com a ampliação, o hospital passará a contar com 22 leitos de UTI e quatro de Unidade Semi-Intensiva atendendo tanto a capital quanto o interior, além de Estados vizinhos.

“A inauguração desses leitos representa uma ampliação e oferta de atenção especializada junto às crianças. Dentro da rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) aqui no Estado do Amazonas, significa a oportunidade das crianças do interior terem maior acesso à atenção especializada”, disse o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias.

De acordo com o secretário, o governo está reestruturando as unidades de saúde e aumentando o número de leitos para ampliar a capacidade de atendimentos dos hospitais e maternidades e ajudar a desafogar prontos-socorros.

“A ampliação de leitos foi possível graças à reestruturação de uma enfermaria na unidade e à aquisição de novos equipamentos. Já reativamos 15 leitos de UTI neonatal na maternidade Ana Braga e estamos abrindo mais 50 no Hospital da Zona Norte (Delphina Aziz)”, disse.

Reforço – A diretora do Icam, enfermeira Alessandra dos Santos, conta que, como a unidade é referência em cirurgia neonatal, a demanda no hospital é grande e os novos leitos serão um reforço no serviço. No momento, o Icam também disponibiliza à rede leitos de retaguarda para isolamentos de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), provocadas por vírus como H1N1 e outros, que precisam  de internação.

“Damos suporte aos prontos-socorros infantis das zonas sul, oeste e leste, e para as maternidades. Por isso, os leitos de UTI do hospital estão sempre ocupados. Abrir novos leitos é uma grande conquista para a unidade e para a rede como um todo”, observa Alessandra, ressaltando que a unidade também recebe pacientes de vários estados vizinhos, como Acre, Roraima e Pará.

O enfermeiro responsável pela UTI, Sidney Nogueira, contou que os novos leitos refletem na melhoria do cuidado com o paciente em relação à estrutura adequada e capacitação da equipe. “É um benefício para toda a população do Amazonas em uma época que estamos com tantos surtos de doenças que estão acometendo as nossas crianças. A gente está trabalhando em prol de trazer qualidade, trazer saúde, de prover um cuidado médico de primeira qualidade”, disse.

Reengenharia – Segundo a diretora, para garantir os novos leitos de UTI, foi necessária uma reengenharia dos espaços internos do Icam. “Iniciamos esse trabalho no mês de fevereiro, fazendo toda uma reengenharia do espaço. Uma enfermaria foi transformada em uma Unidade Semi-Intensiva e esta última abriu espaço para os cinco leitos de UTI, equipadas com aparelhos adquiridos pela Susam e prontos para receber os pacientes”, explica.

Referência – Localizado na rua Codajás, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, o Icam é referência no atendimento de crianças com má formação congênita, oferecendo cirurgias neonatais e consultas ambulatoriais em cardiologia pediátrica. Como unidade de internação, boa parte dos pacientes do hospital é oriunda de maternidades.

FOTOS: Roberto Carlos