Brasil Destaque

Instituto Butantan indica que pandemia pode ser controlada com 75% da população vacinada

Vacinação | Foto: Arthur Castro
Vacinação | Foto: Arthur Castro
Escrito por Zukka Brasil

Um estudo realizado em Serrana, São Paulo, indica que a pandemia pode ser controlada com 75% da população vacinada. A conclusão foi divulgada, neste domingo (30), pelo Fantástico, da TV Globo, que trouxe dados do estudo feito pelo Instituto Butantan.

A cidade do interior paulista, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, passou por estudo sobre as consequências da vacinação em massa da população. O chamado projeto S, idealizado pelo Instituto Butantan consiste em analisar o impacto e a eficácia da vacinação na redução de casos do novo coronavírus e no controle da pandemia.

Com 45 mil habitantes, o município teve os moradores divididos em quatro grupos, nomeados pelas cores verde, amarela, cinza e azul.

Os grupos foram vacinados isoladamente, com uma semana de diferença. Segundo as informações da reportagem, o controle da pandemia se deu após três dos quatro grupos serem vacinados. A esta altura, cerca de 75% da população havia recebido as duas doses.

Atualmente, quase toda a população acima de 18 anos da cidade recebeu as duas doses de Coronavac. O número de mortes caíu 95% na cidade. Os casos sintomáticos caíram 80%, enquanto as hospitalizações tiveram redução de 86%.