Destaque Saúde | AM

Instalação de iluminação externa do Hospital João Lúcio é concluída

Hospital João Lúcio | Foto: Michell Mello
Hospital João Lúcio | Foto: Michell Mello
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Saúde/AM – A instalação dos postes de iluminação da área externa do Hospital João Lúcio e a ampliação da estrutura foram concluídas. A obra faz parte do pacote de reformas iniciadas no final de maio, que está 20% pronto. Além da iluminação, já foram feitas a pavimentação da área externa, a ampliação de estacionamento e a reforma da área administrativa da unidade.

Os 30 antigos postes de luz, alguns dos quais não funcionavam mais, foram substituídos por 50 postes com iluminação de LED, que oferece maior durabilidade e economia de energia. Além da área externa, toda a estrutura elétrica do hospital, elaborada há 22 anos, está sendo refeita. Ao todo, serão utilizados 96 mil quilômetros de cabos.

“A parte mais crítica de toda a instalação era a parte elétrica, que ainda existe hoje no hospital porque a obra está em andamento. São vários pontos críticos, inclusive com possibilidade de acontecer algum sinistro, podendo vitimar colabores, pacientes e colapsar a própria infraestrutura hospitalar, desde a subestação, a parte de entrada da concessionária de energia, e a parte principal, onde há várias inconformidades nas estações elétricas, é dentro da unidade hospitalar”, atesta o engenheiro eletricista da Seinfra, Heber Anequino.

De acordo com o diretor da instituição, Silvio Romano, a população já sente os efeitos positivos da nova iluminação do hospital.

“Traz uma segurança muito grande, não só para o paciente mas também para os nossos funcionários. Temos uma área muito grande e muito escura que oferecia, justamente por esses pontos escuros que não são cobertos pelas câmeras, uma falta de segurança. À medida que nós tivemos a instalação de novos postes, passamos a ter uma iluminação. Temos percebido que mais pessoas ficam na área externa do hospital, porque a iluminação hoje mostra segurança”, relata.

Histórico – A rede elétrica da unidade, construída há 22 anos e sem capacidade para atender à demanda atual da unidade, vem causando transtornos que prejudicam o funcionamento do hospital.

“Há algum tempo viemos sofrendo com uma série de problemas ligados à questão da instalação elétrica. Há muito o problema de quedas de energia, que causam problemas em equipamentos como tomógrafos e raio-X. Isso impacta na população porque a paralisação de um equipamento como esse num hospital como o João Lúcio durante algumas horas ocasiona o caos em termos de rede”, afirma o diretor.