Destaque Roraima

Inauguração da Sede do IPEM – RR foi nesta sexta-feira, 04.09.

Inauguração do prédio do Ipem-RR. Foto: Fernando Oliveira
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Inaugurado nesta sexta-feira, 4, pelo governador do Estado Antonio Denarium, o novo prédio do Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima). A obra foi iniciada ainda no período de intervenção federal, em dezembro de 2018, e entregue em aproximadamente um ano e seis meses.

“Obra iniciada é obra concluída, este é o nosso compromisso. Estamos entregando hoje o prédio do Ipem que foi uma das primeiras ordens de serviço do nosso Governo. Nas próximas semanas, até o final do ano, teremos aproximadamente mais 20 novas obras para serem inauguradas. Isto é sinônimo de trabalho, responsabilidade e aplicação correta do dinheiro público”, ressaltou o governador.

Os recursos federais na ordem de R$ 3,1 milhões para construção foram obtidos do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), por meio do então MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior); e a articulação para captação da verba foi feita pelo deputado federal Jhonatan de Jesus.

A nova sede do Ipem conta com uma estrutura totalmente moderna para oferecer melhor atendimento. O prédio foi construído em um terreno com 4.900,00m² e dispõe de mais de 50 salas, um auditório com capacidade para até 63 pessoas, laboratórios técnicos, caixa d’água com capacidade de 11 mil litros e cisterna (até 20 mil litros). As atividades serão desenvolvidas no local a partir da próxima terça-feira, dia 8 de setembro.

“Hoje o consumidor ganha mais uma garantia, pois é o Ipem que fiscaliza todos os produtos para verificar se estão em conformidade com as especificações da embalagem. O Governo de Roraima apóia todo trabalho feito dentro da legalidade e também os servidores do Ipem que estão realizando um belo serviço em defesa dos nossos consumidores”, acrescentou Antonio Denarium.

Segundo a presidente do Ipem-RR, Isabella Dias, a inauguração representa um grande avanço para o Instituto.

“Essa conquista é muito importante para o Ipem, que exerce atividades no Estado há mais de 17 anos, sendo um órgão delegado do Inmetro, responsável pelo serviço de metrologia legal, conformidade, além de uma gama diversificada de atividades. Precisávamos ter uma estrutura equipada, moderna, para nossos servidores realizarem trabalhos adequados e também para receber os usuários que cotidianamente utilizam nossos serviços”, frisou.

O assessor técnico do Inmetro, Antonio Luiz Reboredo, veio ao Estado para participar da solenidade de inauguração, representado o presidente do Instituto Nacional, Marcos Heleno. Ele falou sobre a importância das novas instalações para o atendimento ao público em Roraima.

“É uma satisfação ver que o investimento colocado aqui foi muito bem empregado. Com instalações novas e modernas, o prédio está bem equipado e pronto para atender da melhor maneira possível a sociedade em Roraima”, afirmou.

Execução da obra

 Sob a supervisão do secretário de infraestrutura, Edilson Damião Lima, a obra foi executada conforme o prazo previsto.

“Essa obra começou com um convênio do Inmetro, com recursos destinados pelo então ministro, Marcos Jorge de Lima. Em 2018, já como interventor, o governador Antonio Denarium deu a ordem de serviço e, ao longo desse um ano e meio, o trabalho foi desenvolvido e hoje estamos entregando um prédio mais confortável e moderno, com auditório, laboratório, copa, cozinha; toda a estrutura que vai ajudar o Ipem a desenvolver suas atividades”, destacou o secretário.

Para o diretor técnico Jackson Medeiros, o momento é de agradecimento pela conquista alcançada pela instituição. “Só temos que agradecer ao Inmetro e ao Governo de Roraima por nos proporcionarem essa conquista. Nós, que realizamos um trabalho técnico de análise de produtos, na nova estrutura teremos maior capacidade de desenvolver esse serviço em nossos laboratórios. Isso é de grande valia e importância para nós, servidores, e para a sociedade de forma geral”, ressaltou. 

Secom – Wesley Oliveira