Saúde | RR

Idosos e servidores de grupos de risco para a COVID-19 permanecem em teletrabalho

Retorno ao Trabalho RR - Foto Fernando Oliveira
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Com o retorno das atividades presenciais nas secretarias das administrações direta e indireta do Governo do Estado, apenas os servidores com 60 anos de idade ou mais, e os que pertencem a grupos de riscos classificados para a COVID-19, continuam exercendo as atividades laborais de casa, no regime home Office.

As secretarias e órgãos estaduais vão determinar como será o cronograma de retorno às atividades presenciais. Contudo, as medidas de segurança e higiene para evitar a contaminação e propagação da doença continuam sendo adotadas. O uso de máscaras é obrigatório, assim como a higienização constante das mãos com álcool em gel, que deve ser ofertado nos locais de trabalho.

Fluxo de Pessoas

O fluxo de pessoas dentro de cada ambiente deverá ser reduzido, possibilitando o distanciamento social. Cada pasta também poderá antecipar férias e flexibilizar jornadas de dois turnos, com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas nas instalações físicas. Outra recomendação é que todas as reuniões administrativas ocorram de forma remota. 

O governador Antonio Denarium explicou que a decisão de retomar o trabalho presencial foi tomada com base em dados científicos que apontam redução de 62% nos casos e mortes por COVID-19. A porcentagem é obtida por meio do cálculo da média móvel, que se baseia nos dados dos últimos sete dias.

“Vale ressaltar que Roraima é o Estado brasileiro com maior redução de casos. Foram esses números que nos deram segurança de anunciar a retomada de algumas atividades e serviços. Porém tomando todos os cuidados para evitar a propagação da doença para que os números continuem a reduzir”, afirmou o governador.

Com informações de Isaque Santiago