Destaque Saúde | AM

HPS 28 de Agosto completa 36 anos de assistência à população

HPS 28 de Agosto SES-Am Governo do Amazonas
foto: Rodrigo Santos/SES-AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade da Secretaria de Saúde do Estado (SES-AM), completa 36 anos de fundação neste domingo (02/01) e celebra o case de sucesso do Projeto Lean nas Emergências, do Hospital Sírio-Libanês, que reduziu o tempo de permanência do paciente e taxa de ocupação.

O projeto Lean nas Emergências – processo de redução da superlotação nas urgências e emergências hospitalares – foi implementado em 2020 pelo Governo do Amazonas, em parceria com o hospital paulista e o Ministério da Saúde, e pôs fim às macas em corredores da unidade hospitalar, além de agilizar o atendimento na urgência e emergência.

A diretora do HPS 28 de Agosto, a enfermeira Júlia Marques, destacou o tempo de atendimento do paciente sem internação, que teve uma redução de 311 minutos (cerca de 5 horas e 18 minutos). Houve redução também do tempo médio de permanência no hospital, que diminuiu em 7 dias.

Outras melhorias nos serviços ofertados do HPS foram possíveis graças ao investimento em reformas e conservação do patrimônio hospitalar.

A diretora ressalta que as mudanças integram e motivam os funcionários da unidade em suas rotinas. “Transformações motivam os profissionais do hospital, despertam o empenho e a colaboração em equipe. Os funcionários estiveram amplamente inseridos nos processos de mudança das rotinas e de atendimento, o que contribui para que a equipe se sinta integrada e valorizada”, afirmou.

Conforme a diretora, o retorno se deu principalmente para a população que busca atendimento no HPS 28 de Agosto e afirma que neste ano a expectativa é continuar o trabalho cada vez mais assertivo e supra as necessidades dos usuários.

Origem – O nome do HPS é em homenagem à data da anistia de presos políticos brasileiros na época da ditadura, que ocorreu no dia 28 de agosto de 1979. Nessa data foi sancionada a Lei da Anistia, um marco para o fim da ditadura militar que assolava o país havia 15 anos.