Destaque Roraima Saúde | RR

Hospital Geral de Roraima completa 29 anos de funcionamento

Hospital Geral de Roraima - Foto Ascom/Sesau
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Roraima – O mês de setembro tem um significado especial para os profissionais que atuam no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). Nesta quarta-feira, 2, o HGR completa 29 anos de criação e, em quase três décadas, é referência no atendimento de alta complexidade, atendendo pacientes de Roraima, de outros estados e até de outros países. Nos últimos dois anos, 188.373 pacientes foram atendidos.

De acordo com o secretário de saúde, Marcelo Lopes, o empenho do Governo de Roraima de reorganizar a saúde, começando pelo HGR, demonstra o interesse da gestão de prestar um atendimento de saúde digno para a população.

“O HGR é a única unidade hospitalar de alta complexidade que atende às demandas do Estado inteiro. Os desafios são muitos e estamos enfrentando de cabeça erguida. O apoio que o Governo de Roraima tem dado tem sido fundamental, junto ao trabalho incrível realizado pelos profissionais de saúde. Essa somatória confirma que vamos, juntos, promover novos rumos para a saúde roraimense”, esclareceu.

Conforme o secretário, entre os muitos desafios que o ano de 2020 trouxe, está a pandemia do Coronavírus (COVID-19).

“Mesmo com toda a demanda, por ser a unidade de referência no tratamento da doença, a equipe que atual no HGR mantém zelo pela prestação do serviço e o compromisso da equipe de prestar a assistência da melhor maneira possível mostra que, mesmo com todos os desafios, estamos no caminho certo”, complementou.

Segundo a diretora geral do HGR, Débora Maia, a equipe, formada por 1.983 servidores, foi totalmente reorganizada por conta da pandemia.

“Houve uma reorganização do fluxo para acolher os pacientes com a doença, levando em consideração a questão do isolamento e da impossibilidade de receber visitas de familiares, o que gerou a necessidade de uma atenção especial. O desafio é grande, mas superamos diariamente”, explicou a diretora.

Atualmente, o HGR conta com 221 leitos, divididos entre UTIs, bloco de internação, Pronto Socorro Francisco Elesbão e Pronto Atendimento Airton Rocha.

Avanços

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), tem trabalhado para melhorar o atendimento à população, tanto quanto à capacidade de atendimento como na qualidade do serviço prestado, por meio da aquisição de equipamentos que diminuem o tempo de internação dos pacientes na unidade, além da ampliação de leitos.

Recentemente, foi feita a aquisição de duas torres de videolaparoscopia, que permitem que a cirurgia de remoção de pedras na vesícula seja menos invasiva, exigindo menos tempo de internação dos pacientes. Foi adquirido também um aspirador ultrassônico, que pode ser utilizado cirurgias de tumor.

Com a construção do bloco E, o HGR vai receber 120 leitos novos de internação, 40 leitos clínicos e 10 salas de cirurgia. Além disso, com a conclusão das obras do Grande Trauma, será possível reforçar o atendimento humanizado em um ambiente mais acolhedor.

Para Edgar Hoover de Souza Cruz, que é servidor do HGR há 26 anos, tem sido gratificante acompanhar todas as mudanças.

“Faz parte do crescimento profissional e a satisfação de fazer parte dessa história poder ajudar a população e também acompanhar cada evolução da unidade, cada ampliação e reforma. São quase três décadas de serviço prestado ao Estado e, mesmo com todas as adversidades, o nosso objetivo de curar pacientes e salvar vidas tem sido atingido diariamente”, salientou Edgar.

Secom Roraima – Jornalista: José Magno