Saúde | RR

Hemororaima precisa reforçar estoque de Plaquetas e conta com ajuda da população

Homororaima - doação de sangue. Imagem: Ascom/Sesau
Homororaima - doação de sangue. Imagem: Ascom/Sesau
Escrito por Zukka Brasil | RR

Muita gente já está curtindo o feriado prolongado, mas para a turma da saúde o trabalho segue de forma contínua. Neste sábado, dia 10, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) abrirá as portas para atender doadores já agendados previamente, que realizarão a doação de plaquetas, por aférese, para garantir um estoque suficiente para atender as demandas do feriadão.

O Hemoraima vai abrir às 8h e deve ficar de portas abertas até as 12h, até que sejam finalizadas as coletas.

“Os doadores farão a doação das plaquetas por meio da máquina de aférese e vamos manter essa coleta amanhã por conta do feriado dessa sexta, para garantir o estoque suficiente e garantir que nenhuma demanda deixe ser atendida”, esclareceu a gerente do Núcleo de Captação do Hemoraima, Juliane Uchoa.

De acordo com Juliane, as plaquetas duram cinco dias, e a coleta é realizada diariamente ou quando há o pedido de alguma unidade de saúde, mas, por se tratar de uma coleta complexa de ser feita, é necessário o prévio agendamento.

“A máquina de aférese é específica para filtrar e coletar apenas um hemocomponente específico do sangue e será utilizada neste sábado, pois serão coletadas somente as plaquetas, por ser um procedimento lento e complexo, que em média dura aproximadamente 90 minutos”, complementou.

Juliane salienta que, para ser um doador de plaquetas, o voluntário precisa já ser um doador de sangue e atender a alguns critérios, entre eles ter mais de 70 quilos e ter uma veia forte e disponibilidade de tempo.

“As doações por aférese precisam ser agendadas, e o doador, quando vai fazer a doação de plaquetas, realiza um exame antes para que seja atendida a legislação, ou seja, ele deve ter uma quantidade mínima de percentual de plaquetas no organismo. A partir desse resultado, é verificado se tem condições de fazer a doação”, ressaltou.

Atualmente o Hemoraima conta com mais de 66 mil doadores cadastrados, mas a Unidade está sempre à espera de novos doadores para reforçar essa corrente do bem.

Com informações de Lidiane Oliveira